Sinopse1 | A mensagem principal deste livro é que, a respeito do nosso conhecimento, a vantagem de um método processual pragmático oferece uma perspectiva amplíssima por meio da semiose - o processamento geral dos signos tanto lingüísticos quanto não-lingüísticos. A base desse conceito de semiose é a idéia de que quanto mais amplo for o nosso senso crítico, mais melhoraremos nossas formas de conhecimento, podendo encarar os problemas da vida sem tanto estresse mental ou corporal, o que aflige grande parte da população mundial hoje.
As premissas que formam essa mensagem principal emergem da observação de que, apesar das tendências globalizantes contemporâneas, sob a pretensão de dissolver todas as fronteiras do conhecimento, pensamento, linguagens, culturas e etnias, as teorias genuínas e críticas da Pedagogia naturalmente entram numa tendência de resistência e, ao mesmo tempo, de conformismo e, portanto, de heterogeneização. O livro elabora os temas de resistência e conformismo, homogeneização e heterogeneização, no que eles têm a ver com a Pedagogia. As principais fontes de inspiração são as obras de Paulo Freire, o pragmatismo, sobretudo de Charles S. Peirce, a filosofia das ciências, da matemática e da lógica, a perspectiva feminina - não o "feminismo" comumente concebido - das últimas décadas, alguns aspectos do pensamento oriental, especialmente a filosofia Mahayana do Budismo e os contos metafísicos de Jorge Luis Borges. Contudo, o livro não se limita a essas correntes. Suas páginas representam uma nova e ampla luz crítica, dialógica e processual com respeito à Pedagogia. |
---|---|
Autor1 | MERRELL, FLOYD |
ISBN | 9788574296678 |
---|---|
Título | VIVER APRENDENDO |
Editora | UNIJUI |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 3 cm |
Páginas | 408 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2008 |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais