310100098691
TRAJETÓRIAS DESIGUAIS
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Premiado pelo Capes como melhor tese de 2006 na área de educação, este livro traz à tona a relação muitas vezes delicada entre juventude pobre e escola pública. Aqui, este debate é colocado a partir de um "lugar" de observação: a escola pública. Esta instituição já se consolida na literatura especializada como espaço de reprodução das classes, mas vem nos últimos tempos apresentando desafios que a posicionam como instituição fundamental também na reprodução das gerações no país. Mônica Peregrino busca desvendar aqui uma questão fundamental: como expandir, tornando universal, o sistema público de ensino fundamental num país marcado por violentas desigualdades econômicas, políticas e sociais como o Brasil? Para responder a tal questão, a autora nos dá importantes contribuições para a compreensão dos mecanismos, processos e práticas que organizam os "modos de escolarização" que contribuem, no cotidiano da escola pública, para a perpetuação do que chamado "fracasso programado" na escolarização de crianças e jovens pobres entre nós.Um segundo desafio, este de caráter metodológico, foi a opção de investigar os processos de escolarização dos jovens a partir do estudo do caso particular de uma instituição pública de ensino - situada na cidade do Rio de Janeiro -, tratada como "caso particular do possível". Mediante a recuperação de três décadas de trajetórias escolares, um "mergulho" nos modos de escolarização dos tempos que correm e uma etnografia do "corredor" do ginásio da escola, este livro desvenda, com rigor e lucidez, as velhas e novas desigualdades que marcam a instituição e ainda aponta alguns dos muitos impasses vividos por seus integrantes. Seleção, segregação, enraizamento e regulação são as categorias centrais desta análise que, de forma inovadora e com acuidade crítica, coloca a escola como um "mirante" de onde se podem apreender alguns dos elementos que compõem a dinâmica social brasileira.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Premiado pelo Capes como melhor tese de 2006 na área de educação, este livro traz à tona a relação muitas vezes delicada entre juventude pobre e escola pública. Aqui, este debate é colocado a partir de um "lugar" de observação: a escola pública. Esta instituição já se consolida na literatura especializada como espaço de reprodução das classes, mas vem nos últimos tempos apresentando desafios que a posicionam como instituição fundamental também na reprodução das gerações no país. Mônica Peregrino busca desvendar aqui uma questão fundamental: como expandir, tornando universal, o sistema público de ensino fundamental num país marcado por violentas desigualdades econômicas, políticas e sociais como o Brasil? Para responder a tal questão, a autora nos dá importantes contribuições para a compreensão dos mecanismos, processos e práticas que organizam os "modos de escolarização" que contribuem, no cotidiano da escola pública, para a perpetuação do que chamado "fracasso programado" na escolarização de crianças e jovens pobres entre nós.Um segundo desafio, este de caráter metodológico, foi a opção de investigar os processos de escolarização dos jovens a partir do estudo do caso particular de uma instituição pública de ensino - situada na cidade do Rio de Janeiro -, tratada como "caso particular do possível". Mediante a recuperação de três décadas de trajetórias escolares, um "mergulho" nos modos de escolarização dos tempos que correm e uma etnografia do "corredor" do ginásio da escola, este livro desvenda, com rigor e lucidez, as velhas e novas desigualdades que marcam a instituição e ainda aponta alguns dos muitos impasses vividos por seus integrantes. Seleção, segregação, enraizamento e regulação são as categorias centrais desta análise que, de forma inovadora e com acuidade crítica, coloca a escola como um "mirante" de onde se podem apreender alguns dos elementos que compõem a dinâmica social brasileira.
Autor1PEREGRINO, MONICA

Especificação

ISBN9788576171898
TítuloTRAJETÓRIAS DESIGUAIS
EditoraGARAMOND
Formato14 X 21 cm
Espessura3 cm
Páginas328
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO / PEDAGOGIA
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2010

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos

  • A-Cor-do-inconsciente
    Comprar

    Perspectiva

    A Cor do inconsciente

    Autor1
    • NOGUEIRA, ISILDINHA BAPTISTA

    R$ 62,40 3x de R$ 20,80

    73135

  • NOITES-BRANCAS
    Comprar

    Editora 34

    NOITES BRANCAS

    Autor1
    • DOSTOIEVSKI, FIODOR

    R$ 53,00 2x de R$ 26,50

    61166

  • S�mbolos-naturais
    Comprar

    Editora Unesp

    Símbolos naturais

    Autor1
    • DOUGLAS, MARY

    R$ 89,00 4x de R$ 22,25

    73181

  • Cr�nicas-de-Petersburgo
    Comprar

    Editora 34

    Crônicas de Petersburgo

    Autor1
    • DOSTOIEVSKI, FIODOR

    R$ 53,00 2x de R$ 26,50

    66435

  • 9786557171202
    Comprar

    Boitempo

    Homens ou máquinas?

    Autor1
    • GRAMSCI, ANTONIO

    R$ 59,00 2x de R$ 29,50

    73501

  • Escritos-da-casa-morta
    Comprar

    Editora 34

    Escritos da casa morta

    Autor1
    • DOSTOIESVSKI, FIODOR

    R$ 99,00 4x de R$ 24,75

    65498

  • 9788573266108
    Comprar

    Editora 34

    O adolescente

    Autor1
    • DOSTOIEVSKI, FIODOR

    R$ 124,00 5x de R$ 24,80

    11477

  • Contos-da-era-do-jazz
    Comprar

    Editora Unesp

    Contos da era do jazz

    Autor1
    • FITZGERALD, F. SCOTT

    R$ 64,00 R$ 48,00 2x de R$ 24,00

    73384