Sinopse1 | O objeto de análise deste livro teve como campo empírico o processo de implementação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). A partir do método materialista histórico e dialético analisam-se ressignificações culturais, históricas e políticas que envolvem as categorias raça e classe nos sistemas de ensino, interferindo no formato das políticas educacionais antirracistas. Cerca de duzentos gestores diretamente envolvidos com a implantação do art. 26-A foram ouvidos e, em função das diferentes posturas, visões de mundo e convicções sobre a temática racial se revelaram ora como gestores ausentes/alheios, ora como gestores sensíveis ou gestores proativos. O estudo traz valiosas contribuições para gestores, educadores, cientistas sociais, intelectuais que estejam envolvidos na proposição, implementação e avaliação de políticas públicas e com a gestão da educação. |
---|---|
Autor1 | FILICE, RENISIA CRISTINA GARCIA |
ISBN | 9788574962757 |
---|---|
Título | RAÇA E CLASSE NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA - A CULTURA NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS |
Editora | AUTORES ASSOCIADOS |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 3 cm |
Páginas | 334 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2011 |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais