310100096915
PORTUGUÊS NO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Este livro discute com professores e pesquisadores o ensino de língua materna no ensino médio. Ele surgiu de inquietações, dúvidas, anseios de professores e/ou formadores de professores com quem pretendemos dialogar nos doze capítulos que compõem este livro. Além de tentar responder aos desafios postos pela sala de aula, uma segunda razão desta obra é a carência de estudos voltados especificamente para o ensino de língua materna no ensino médio. Se muitas pesquisas aplicadas ao ensino já se debruçaram sobre a realidade do ensino fundamental I e do ensino fundamental II, isso não se repete para a etapa posterior de escolarização. A terceira motivação vem das estatísticas oficiais, que apontam uma situação constrangedora - o percentual de brasileiros com idade entre 15 e 17 anos que efetivamente estão matriculados neste nível de ensino é de 43,1%, segundo dados de 2003. Em 2001, dos brasileiros com idade ideal para cursar o ensino médio, 1 milhão cursava ainda o ensino fundamental, ou cursos profissionalizantes, e aproximadamente 5 milhões estavam fora da escola. Com o intuito de não só apontar os problemas relativos ao ensino de língua materna no contexto do ensino médio, mas de discutir alternativas de encaminhamento, este livro pretende servir como subsídio para a formação docente, inicial e continuada, na busca da melhoria da qualidade de ensino nesse nível de escolarização. Os artigos desta obra têm um caráter peculiar - além de discutirem questões sobre o ensino de leitura, literatura, produção de texto, análise lingüística e avaliação, propõem atividades para o professor em formação.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Este livro discute com professores e pesquisadores o ensino de língua materna no ensino médio. Ele surgiu de inquietações, dúvidas, anseios de professores e/ou formadores de professores com quem pretendemos dialogar nos doze capítulos que compõem este livro. Além de tentar responder aos desafios postos pela sala de aula, uma segunda razão desta obra é a carência de estudos voltados especificamente para o ensino de língua materna no ensino médio. Se muitas pesquisas aplicadas ao ensino já se debruçaram sobre a realidade do ensino fundamental I e do ensino fundamental II, isso não se repete para a etapa posterior de escolarização. A terceira motivação vem das estatísticas oficiais, que apontam uma situação constrangedora - o percentual de brasileiros com idade entre 15 e 17 anos que efetivamente estão matriculados neste nível de ensino é de 43,1%, segundo dados de 2003. Em 2001, dos brasileiros com idade ideal para cursar o ensino médio, 1 milhão cursava ainda o ensino fundamental, ou cursos profissionalizantes, e aproximadamente 5 milhões estavam fora da escola. Com o intuito de não só apontar os problemas relativos ao ensino de língua materna no contexto do ensino médio, mas de discutir alternativas de encaminhamento, este livro pretende servir como subsídio para a formação docente, inicial e continuada, na busca da melhoria da qualidade de ensino nesse nível de escolarização. Os artigos desta obra têm um caráter peculiar - além de discutirem questões sobre o ensino de leitura, literatura, produção de texto, análise lingüística e avaliação, propõem atividades para o professor em formação.
Autor1MENDONCA, MARCIA (ORG.)

Especificação

ISBN9788588456518
TítuloPORTUGUÊS NO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
EditoraPARABOLA EDITORIAL
Formato16 X 23 cm
Espessura2 cm
Páginas256
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO E PEDAGOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2006

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos