310100086690
PINTURA, A - V.3 - A IDÉIA E AS PARTES DA PINTURA
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Ao contrário da lógica da Modernidade, que procede por recusas e exclusões, o discurso sobre a arte no Renascimento é essencialmente cumulativo, empenhado em preservar o legado das experiências históricas anteriores. De Alberti (1404-1472) ao século XVIII, os artistas e autores que se debruçaram sobre o processo da criação pictórica recorreram à noção de ideia como fio condutor.
Sob essa aparente unidade conceitual, entretanto, há uma série de sutis variações. Nos textos de Dürer, Lomazzo, Zuccaro, Poussin, Bellori, Du Bos e outros aqui reunidos, é possível notar como diferentes concepções do belo, da natureza, da verossimilhança, do prazer estético e dos papéis do artista e do artesão evoluíram em equilíbrio entre as exigências da época e os valores herdados da Antiguidade - equilíbrio que os séculos futuros se encarregariam de romper.
A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN8573263024
TítuloPINTURA, A - V.3 - A IDÉIA E AS PARTES DA PINTURA
EditoraEDITORA 34
Formato13X21 cm
Espessura1 cm
Páginas136
IdiomaPortuguês
AssuntoARTES
Edição3ª Edição
Ano de Publicação2004

Home

Sinopse1Ao contrário da lógica da Modernidade, que procede por recusas e exclusões, o discurso sobre a arte no Renascimento é essencialmente cumulativo, empenhado em preservar o legado das experiências históricas anteriores. De Alberti (1404-1472) ao século XVIII, os artistas e autores que se debruçaram sobre o processo da criação pictórica recorreram à noção de ideia como fio condutor.
Sob essa aparente unidade conceitual, entretanto, há uma série de sutis variações. Nos textos de Dürer, Lomazzo, Zuccaro, Poussin, Bellori, Du Bos e outros aqui reunidos, é possível notar como diferentes concepções do belo, da natureza, da verossimilhança, do prazer estético e dos papéis do artista e do artesão evoluíram em equilíbrio entre as exigências da época e os valores herdados da Antiguidade - equilíbrio que os séculos futuros se encarregariam de romper.
A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Autor1GROULIER, JEAN-FRANCOIS

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos