310100151615
Pandeiros e Bandoneones:
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Em análise abrangente, original e interdisciplinar, Pandeiros e Bandoneones: Vozes Disciplinadoras e
Marginais no Samba e no Tango coloca em paralelo e compara – em suas convergências e divergências – o
processo de construção do ideal de nação no Brasil e na Argentina. Considerando a música aspecto revelador da sociedade, a obra faz tal percurso mediante o exame de letras de samba e de tango – tidos como símbolos genuinamente nacionais dos dois países –, tomando como corpus aqueles compostos entre os anos de 1910 e 1940, período crucial para a construção da identidade brasileira e da argentina.
Instigada pela aparente contradição representada pela presença frequente do malandro nas letras de
samba e do compadrito nas de tango – figuras profundamente associadas à identidade de, respectivamente,
Brasil e Argentina, mas tão contrárias ao ideal de cidadão almejado pelo discurso oficial –, a autora traça a história de cada um desses gêneros musicais e do papel dessas figuras dentro deles, expondo suas características, modificações e vertentes, sempre relacionadas à história do seu país de origem. Ressalta de sua excelente e profunda análise o fato de que, também nas letras das músicas estudadas, delineiam-se as ações e a presença de vozes disciplinadoras do Estado e da sociedade visando a enquadrar esses tipos marginais a um ideal de cidadão e de nação.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788555710193
TítuloPandeiros e Bandoneones:
EditoraFAP-UNIFESP
IdiomaPortuguês
Formato16 x 24 cm
Espessura23 cm
Páginas300
AssuntoSOCIOLOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2017

Home

Sinopse1Em análise abrangente, original e interdisciplinar, Pandeiros e Bandoneones: Vozes Disciplinadoras e
Marginais no Samba e no Tango coloca em paralelo e compara – em suas convergências e divergências – o
processo de construção do ideal de nação no Brasil e na Argentina. Considerando a música aspecto revelador da sociedade, a obra faz tal percurso mediante o exame de letras de samba e de tango – tidos como símbolos genuinamente nacionais dos dois países –, tomando como corpus aqueles compostos entre os anos de 1910 e 1940, período crucial para a construção da identidade brasileira e da argentina.
Instigada pela aparente contradição representada pela presença frequente do malandro nas letras de
samba e do compadrito nas de tango – figuras profundamente associadas à identidade de, respectivamente,
Brasil e Argentina, mas tão contrárias ao ideal de cidadão almejado pelo discurso oficial –, a autora traça a história de cada um desses gêneros musicais e do papel dessas figuras dentro deles, expondo suas características, modificações e vertentes, sempre relacionadas à história do seu país de origem. Ressalta de sua excelente e profunda análise o fato de que, também nas letras das músicas estudadas, delineiam-se as ações e a presença de vozes disciplinadoras do Estado e da sociedade visando a enquadrar esses tipos marginais a um ideal de cidadão e de nação.
Autor1MENEZES, ANDREIA DOS SANTOS

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