OLHO CLÍNICO DO PROFESSOR, O - UM ESTUDO SOBRE CONTEÚDOS E PRÁTICAS MEDICALIZANTES NO CURRICULO ESCOLAR
Sinopse1 | O objetivo e a pertinência desta publicação residem na importância de rever conceitos e concepções pela via do currículo, à luz de estudos sobre sua história e a das disciplinas acadêmicas. Com isso, busca-se compreender formas sutis do processo de produção curricular como amálgama dos embates sociais, políticos, culturais e epistemológicos que se concretizam na história da educação brasileira. Há aqui, entre outros achados, pistas importantes para o conhecimento dos currículos de formação do Professor, sobretudo no que se refere à produção de discursos medicalizantes acerca do fracasso escolar ainda presentes na prática pedagógica. Os elementos aqui apresentados sem dúvida favorecem a análise não só do currículo como produtor de rótulos e estigmas para crianças “nada especiais”, mas também das raízes da patologização do fracasso escolar. A consideração do conhecimento como parte vital do que somos, ou seja, da construção tanto da identidade quanto da subjetividade torna possível reconhecer suas fontes e matrizes, ampliando o alcance da interpretação do currículo como documento de identidade. |
---|---|
Autor1 | HORA, DAYSE MARTINS |
ISBN | 9788577400935 |
---|---|
Título | OLHO CLÍNICO DO PROFESSOR, O - UM ESTUDO SOBRE CONTEÚDOS E PRÁTICAS MEDICALIZANTES NO CURRICULO ESCOLAR |
Editora | CONTRACAPA |
Formato | 16 X 23 cm |
Espessura | 2 cm |
Páginas | 262 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2011 |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais