310100134855
O Culto moderno dos monumentos
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

A importância de Alois Riegl para a constituição da história da arte como disciplina autônoma e a revaloração estética de estilos - e épocas - considerados "menores", como ocorreu ao barroco, é indisputada. Sua perspectiva formalista antecipa em décadas aquela prevalecente hoje nesse campo; a ênfase na análise da obra como representativa do contexto histórico e não de algum cânone ou padrão ideal; o respeito por toda forma de arte, não distinguindo entre 'maiores' e 'menores', 'primitivas' ou 'periféricas'; a atenção dada ao papel da recepção, do observador; seu inovador conceito de Kunstwollen (o 'querer [fazer]' da arte) contraposto ao de Konnen (o 'saber fazer'). Este 'O Culto Moderno dos Monumentos - Sua História e Suas Origens', que a editora Perspectiva publica em sua primeira tradução para o português, é um exemplo sintético da aplicação de seus conceitos e de seu empirismo sensível na abordagem pioneira de como lidar com a conservação dos monumentos ao expor toda a problemática de nossa relação com o que a memória e a história nos legaram.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788527310055
TítuloO Culto moderno dos monumentos
EditoraPERSPECTIVA
Formato11 X 18 cm
Espessura1 cm
Páginas88
IdiomaPortuguês
AssuntoARTES
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2014

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Sinopse1A importância de Alois Riegl para a constituição da história da arte como disciplina autônoma e a revaloração estética de estilos - e épocas - considerados "menores", como ocorreu ao barroco, é indisputada. Sua perspectiva formalista antecipa em décadas aquela prevalecente hoje nesse campo; a ênfase na análise da obra como representativa do contexto histórico e não de algum cânone ou padrão ideal; o respeito por toda forma de arte, não distinguindo entre 'maiores' e 'menores', 'primitivas' ou 'periféricas'; a atenção dada ao papel da recepção, do observador; seu inovador conceito de Kunstwollen (o 'querer [fazer]' da arte) contraposto ao de Konnen (o 'saber fazer'). Este 'O Culto Moderno dos Monumentos - Sua História e Suas Origens', que a editora Perspectiva publica em sua primeira tradução para o português, é um exemplo sintético da aplicação de seus conceitos e de seu empirismo sensível na abordagem pioneira de como lidar com a conservação dos monumentos ao expor toda a problemática de nossa relação com o que a memória e a história nos legaram.
Autor1RIEGL, ALOIS

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