310100072600
O ATOR COMO XAMÃ
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Partindo da ação da consciência no trabalho do ator, Gilberto Icle, em 'O Ator como Xamã', leva sua análise até as práticas do intérprete em sua forma relacional com o outro, ou seja, na interação com os demais parceiros de cena e com o público. Aí se encontra o objeto e o estado a ser atingido pelo processo representativo, no qual entra em jogo não apenas o corpo interpretante, mas também as energias corporais, fazendo surgir na cena uma consciência espaço-temporal alterada do cotidiano, em que os estados físico e mental unidos trabalham comportamentos, gestos e memória amalgamados num todo. Icle escolhe o clown como a entidade cênica que melhor faz transparecer essa busca de uma dimensão extracotidiana pelo ator que, ao tomar consciência de seus aspectos ridículos, os potencializa e transforma em resultados cênicos de grande intensidade, levando o público ao riso e à comoção, num paralelo entre as forças do êxtase na atividade de invocação ritualística xamânica e a ação construtora de uma presença para a atuação artística por meio de um estado clownesco em cena.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788527307642
TítuloO ATOR COMO XAMÃ
EditoraPERSPECTIVA
Formato13X23 cm
Espessura1 cm
Páginas86
IdiomaPortuguês
AssuntoARTES
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2006

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Sinopse1Partindo da ação da consciência no trabalho do ator, Gilberto Icle, em 'O Ator como Xamã', leva sua análise até as práticas do intérprete em sua forma relacional com o outro, ou seja, na interação com os demais parceiros de cena e com o público. Aí se encontra o objeto e o estado a ser atingido pelo processo representativo, no qual entra em jogo não apenas o corpo interpretante, mas também as energias corporais, fazendo surgir na cena uma consciência espaço-temporal alterada do cotidiano, em que os estados físico e mental unidos trabalham comportamentos, gestos e memória amalgamados num todo. Icle escolhe o clown como a entidade cênica que melhor faz transparecer essa busca de uma dimensão extracotidiana pelo ator que, ao tomar consciência de seus aspectos ridículos, os potencializa e transforma em resultados cênicos de grande intensidade, levando o público ao riso e à comoção, num paralelo entre as forças do êxtase na atividade de invocação ritualística xamânica e a ação construtora de uma presença para a atuação artística por meio de um estado clownesco em cena.
Autor1ICLE, GILBERTO

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