310100118939
MÍDIA, PODER E CONTRAPODER
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

O livro 'Mídia, poder e contrapoder - da concentração monopólica à democratização da informação' reúne sete artigos que fazem uma reflexão crítica sobre o poder mundial da mídia, a cultura tecnológica, a comunicação globalizada, o jornalismo contra-hegemônico em rede, as políticas públicas de direito à comunicação e a democratização da informação na América Latina. Na primeira parte, os autores analisam formas e efeitos da colonização do imaginário social pela mídia corporativa; a configuração atual do sistema midiático, sob forte concentração monopólica em torno de megagrupos e dinastias familiares; as estratégias de comercialização de produtos culturais e manifestações artísticas; a subordinação de informações de interesse coletivo a ambições lucrativas; a retórica em favor da 'liberdade de expressão', que dissimula a intenção de fazer prevalecer a liberdade de empresa sobre as aspirações coletivas; a perda de credibilidade da imprensa; e as implicações para a democracia. A primeira parte do livro é encerrada por uma discussão sobre liberdade de imprensa, apontada dentro do cenário do 'coronelismo', dos fluxos financeiros, mas também das possibilidades de produção contra-hegemônicas. A partir do reconhecimento das mutações comunicacionais na internet, expostas na segunda parte do livro, os autores avaliam premissas e práticas jornalísticas em rede e possibilidades de reversão do sistema a partir da digitalização que, ao mesmo tempo, priorizam conteúdos vinculados à justiça social, aos direitos humanos e à diversidade cultural. Para os autores, é imperativo exercitar, através do jornalismo crítico e colaborativo, um contrapoder na produção e na difusão alternativas.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788575593189
TítuloMÍDIA, PODER E CONTRAPODER
EditoraBOITEMPO
IdiomaPortuguês
Formato16 X 23 cm
Espessura1 cm
Páginas184
AssuntoSOCIOLOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2013

Home

Sinopse1O livro 'Mídia, poder e contrapoder - da concentração monopólica à democratização da informação' reúne sete artigos que fazem uma reflexão crítica sobre o poder mundial da mídia, a cultura tecnológica, a comunicação globalizada, o jornalismo contra-hegemônico em rede, as políticas públicas de direito à comunicação e a democratização da informação na América Latina. Na primeira parte, os autores analisam formas e efeitos da colonização do imaginário social pela mídia corporativa; a configuração atual do sistema midiático, sob forte concentração monopólica em torno de megagrupos e dinastias familiares; as estratégias de comercialização de produtos culturais e manifestações artísticas; a subordinação de informações de interesse coletivo a ambições lucrativas; a retórica em favor da 'liberdade de expressão', que dissimula a intenção de fazer prevalecer a liberdade de empresa sobre as aspirações coletivas; a perda de credibilidade da imprensa; e as implicações para a democracia. A primeira parte do livro é encerrada por uma discussão sobre liberdade de imprensa, apontada dentro do cenário do 'coronelismo', dos fluxos financeiros, mas também das possibilidades de produção contra-hegemônicas. A partir do reconhecimento das mutações comunicacionais na internet, expostas na segunda parte do livro, os autores avaliam premissas e práticas jornalísticas em rede e possibilidades de reversão do sistema a partir da digitalização que, ao mesmo tempo, priorizam conteúdos vinculados à justiça social, aos direitos humanos e à diversidade cultural. Para os autores, é imperativo exercitar, através do jornalismo crítico e colaborativo, um contrapoder na produção e na difusão alternativas.
Autor1MORAES, DENIS DE

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos