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INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO E MODERNIDADE NO PARANÁ (1886-1964)

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Esta obra destaca a importância de intelectuais paranaenses na história da educação, suas atividades no período de 1886 a 1964, que formaram a ideia de universidade a partir das visões de mundo, das mentalidades católico-conservadora, liberal e científicista. Organizado por Carlos Eduardo Vieira, o tema da educação traz fóruns, reformas e reformadores dos anos 20; artes,ofícios e artistas; clericais, anticlericais e cientistas e teorias e teóricos da formação da professora primária. Os temas centrais giram em torno do debate sobre as reformas educacionais, além da relação entre arte, trabalho e educação, considerando as experiências de artistas plásticos como Antônio Mariano de Lima e Alfredo Andersen em “o desenho como remodelador das sociedades”. O livro apresenta a discussão ocorrida no século dezenove sobre os rumos da educação republicana, a partir do confronto entre o movimento anticlerical, liderado por Dario Vellozo e a reação do laicato católico, assim como os processos de formação do professor primário na primeira metade do século vinte.

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Sinopse1Esta obra destaca a importância de intelectuais paranaenses na história da educação, suas atividades no período de 1886 a 1964, que formaram a ideia de universidade a partir das visões de mundo, das mentalidades católico-conservadora, liberal e científicista. Organizado por Carlos Eduardo Vieira, o tema da educação traz fóruns, reformas e reformadores dos anos 20; artes,ofícios e artistas; clericais, anticlericais e cientistas e teorias e teóricos da formação da professora primária. Os temas centrais giram em torno do debate sobre as reformas educacionais, além da relação entre arte, trabalho e educação, considerando as experiências de artistas plásticos como Antônio Mariano de Lima e Alfredo Andersen em “o desenho como remodelador das sociedades”. O livro apresenta a discussão ocorrida no século dezenove sobre os rumos da educação republicana, a partir do confronto entre o movimento anticlerical, liderado por Dario Vellozo e a reação do laicato católico, assim como os processos de formação do professor primário na primeira metade do século vinte.
Autor1VIERA, CARLOS E.

Especificação

ISBN9788573351873
TítuloINTELECTUAIS, EDUCAÇÃO E MODERNIDADE NO PARANÁ (1886-1964)
EditoraUFPR
Formato16 X 23 cm
Espessura2 cm
Páginas292
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO / PEDAGOGIA
Tipo de CapaBrochura
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2007

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