310100107603
GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Se é certo que hoje há grande consenso acerca da necessidade de se trabalhar com gêneros em sala de aula, não é tão claro como este trabalho pode ser feito. Este livro dialoga diretamente com professores do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando articular dois objetivos essenciais: divulgar novos conceitos teóricos sobre o gênero e propor atividades pedagógicas e didáticas com base nesses novos conceitos. Apoiando-se em dois gêneros jornalísticos, a notícia e a carta de leitor, o livro trabalha com os conceitos ligados à noção de gênero, tais como o de evento deflagrador, de contexto de gêneros, de propósito comunicativo e de fusão, forma e conteúdo, os quais são apresentados através de exemplificações e embasam uma série de atividades de leitura, análise e produção de textos. Com muita frequência, as atividades sugeridas fazem uso da estratégia da simulação contextual, ou seja, estimula-se os alunos a se imaginarem vivendo determinados papéis nos contextos de produção de gêneros jornalísticos, de modo a adquirirem uma maior consciência da função social dos gêneros.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Se é certo que hoje há grande consenso acerca da necessidade de se trabalhar com gêneros em sala de aula, não é tão claro como este trabalho pode ser feito. Este livro dialoga diretamente com professores do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando articular dois objetivos essenciais: divulgar novos conceitos teóricos sobre o gênero e propor atividades pedagógicas e didáticas com base nesses novos conceitos. Apoiando-se em dois gêneros jornalísticos, a notícia e a carta de leitor, o livro trabalha com os conceitos ligados à noção de gênero, tais como o de evento deflagrador, de contexto de gêneros, de propósito comunicativo e de fusão, forma e conteúdo, os quais são apresentados através de exemplificações e embasam uma série de atividades de leitura, análise e produção de textos. Com muita frequência, as atividades sugeridas fazem uso da estratégia da simulação contextual, ou seja, estimula-se os alunos a se imaginarem vivendo determinados papéis nos contextos de produção de gêneros jornalísticos, de modo a adquirirem uma maior consciência da função social dos gêneros.
Autor1ALVES FILHO, FRANCISCO

Especificação

ISBN9788524918353
TítuloGÊNEROS JORNALÍSTICOS
EditoraCORTEZ
Formato16 X 23 cm
Espessura1 cm
Páginas168
IdiomaPortuguês
AssuntoLINGUISTICA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2011

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos