310100079344
FORMAÇÃO DE PROFESSORES?
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

A qualificação contínua de professores, ao lado da formação de novos profissionais, torna-se imperativa para manter a qualidade da atuação profissional e valorizar a presença dos professores na vida social. Este livro, organizado pela educadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo, apresenta quatro ensaios sobre a formação de professores. O primeiro, escrito pela também organizadora do livro, interroga o próprio significado de formação. Elabora a concepção de educação articulada ao ensino, à formação e à pesquisa, deixando evidente que a investigação se encontra no núcleo da formação do professor que está sempre em movimento no trabalho que efetua. Newton Aquiles von Zuben, autor do segundo ensaio, coloca em destaque a crise de racionalidade do mundo ocidental, e questiona; "como é possível desenvolver um projeto de formação - tanto no plano do conhecimento, quanto no plano da ação - em uma situação de profundas transformações e incertezas, de tal modo que cada sujeito possa realizar sua autoconstrução? " O terceiro ensaio, Memórias e paisagens, escrito por Antonio Carlos Carrera de Souza, busca na metodologia da História Oral as possibilidades de tirar da obscuridade os caminhos percorridos na formação do professor, ao ouvir e recuperar a experiência de professores sobre o seu trabalho. O quarto e último artigo, de autoria de Maria Anita Viviani Martins, trabalha a complexa questão da educação e da pedagogia, seus significados, aproximações e distanciamentos. Clareia os significados atribuídos à educação e à pedagogia, enfocando as características do discurso pedagógico.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1A qualificação contínua de professores, ao lado da formação de novos profissionais, torna-se imperativa para manter a qualidade da atuação profissional e valorizar a presença dos professores na vida social. Este livro, organizado pela educadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo, apresenta quatro ensaios sobre a formação de professores. O primeiro, escrito pela também organizadora do livro, interroga o próprio significado de formação. Elabora a concepção de educação articulada ao ensino, à formação e à pesquisa, deixando evidente que a investigação se encontra no núcleo da formação do professor que está sempre em movimento no trabalho que efetua. Newton Aquiles von Zuben, autor do segundo ensaio, coloca em destaque a crise de racionalidade do mundo ocidental, e questiona; "como é possível desenvolver um projeto de formação - tanto no plano do conhecimento, quanto no plano da ação - em uma situação de profundas transformações e incertezas, de tal modo que cada sujeito possa realizar sua autoconstrução? " O terceiro ensaio, Memórias e paisagens, escrito por Antonio Carlos Carrera de Souza, busca na metodologia da História Oral as possibilidades de tirar da obscuridade os caminhos percorridos na formação do professor, ao ouvir e recuperar a experiência de professores sobre o seu trabalho. O quarto e último artigo, de autoria de Maria Anita Viviani Martins, trabalha a complexa questão da educação e da pedagogia, seus significados, aproximações e distanciamentos. Clareia os significados atribuídos à educação e à pedagogia, enfocando as características do discurso pedagógico.
Autor1BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI

Especificação

ISBN9798574602201
TítuloFORMAÇÃO DE PROFESSORES?
EditoraEDUSC
Formato14X20 cm
Espessura1 cm
Páginas160
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO / PEDAGOGIA
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2003

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos