Filosofia como centro do currículo na educação ao longo da vida, A
Sinopse1 | Num tempo marcado pelas mudanças e incertezas, é fundamental questionar e compreender os processos educativos - escolares e não escolares - à luz da Filosofia da Educação. Neste livro, o autor aprofunda a conexão vital entre Filosofia, Educação e Currículo. Só um questionamento filosófico e axiológico - actuante e interventor - pode ajudar, de modo decisivo, a (re)construir o(s) sentido(s) da Educação, da Escola, do Currículo e dos projectos educativos na Sociedade do Conhecimento, tendo em vista uma verdadeira Sociedade Educativa. Neste livro emerge, de forma inovadora, uma Filosofia do Currículo, criando dinâmicas de reflexão aprofundada sobre a relação entre valores e currículo e suscitando um questionamento sobre a problemática da aprendizagem, do desenvolvimento de competências, da relação entre democracia e conhecimento e sobre a importância nuclear da cultura nos processos educativos das pessoas e das comunidades. A formação de educadores e professores exige, cada vez mais, uma atitude de investigação permanente e uma educação ao longo da vida, de modo a fundamentar, num sentido crítico, concepções e práticas pedagógicas e didácticas, num horizonte axiológico. Por tudo isso, é fundamental (re)perspectivar a Universidade como centro e motor da Educação de Adultos. |
---|---|
Autor1 | MEDEIROS, EMANUEL OLIVEIRA |
ISBN | 9789727717842 |
---|---|
Título | Filosofia como centro do currículo na educação ao longo da vida, A |
Editora | INSTITUTO PIAGET |
Formato | 16 X 23 cm |
Espessura | 3 cm |
Páginas | 472 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2005 |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais