ISBN | 9788527309301 |
---|---|
Título | ESTÉTICA DA SONORIDADE |
Editora | PERSPECTIVA |
Formato | 18X21 cm |
Espessura | 3 cm |
Páginas | 408 |
Idioma | Português |
Assunto | ARTES |
Tipo de Capa | LIVRO BROCHURA (PAPERBACK) |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2011 |
Sinopse1 | De Debussy à música contemporânea deste início de século, o "som" se tornou um dos desafios centrais da música. Reler a história da música do século passado em diante significa, em parte, ler a história movimentada da emergência do som, uma história plural pois composta de várias evoluções paralelas, todas as quais nos conduzem de uma civilização do tom a uma civilização do som. 'Estética da Sonoridade', de Didier Guigue, estabelece novas e importantes balizas, pois se propõe a analisar a emergência da sonoridade como fenômeno de escrita, fenômeno passível de uma abordagem holística. O autor nos propõe acercá-la por meio de uma seleção de obras para piano que, partindo de Debussy, passa por Messiaen, Boulez, Stockhausen, Berio, Crumb e Lachenmann, compositores que, cada um a seu modo, buscaram desenvolver uma concepção integrada da totalidade do fenômeno musical, por meio de estratégias composicionais capazes de resolver problemas formais. Para elucidá-las, Didier Guigue elabora um método, no qual a sonoridade se define como síntese de componentes que interagem em complementaridade. Persiste ainda uma crítica à música contemporânea, dizendo que ela não é "compreensível", pelo fato de que cada compositor desenvolve sua própria linguagem. Este livro mostra que uma abordagem holística baseada na sonoridade permite situá-los dentro de uma estética comum, uma estética da sonoridade. |
---|---|
Autor1 | GUIGUE, DIDIER |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais