310100254235
As Tramas do Fantástico
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

AS TRAMAS DO FANTÁSTICO – CONTOS E NOVELA E.T.A. Hoffmann Organização e posfácio: Fernando R. de Moraes Barros Tradução: Fernando R. de Moraes Barros e Lavínia Abranches Viotti Notas: Fernando R. de Moraes Barros e Anatol Rosenfeld Apresentando “O Perturbador”, de Sigmund Freud SINOPSE Conhecemos o E.T.A. Hoffmann autor de contos e romances fantásticos e de terror. Pouco sabemos, porém, de sua ligação estreita com a música, ele mesmo tendo sido também compositor. Este livro traz ao leitor uma extraordinária sincronia do escritor de textos fantásticos e do amante da música, reunindo, em sua primeira parte, contos e novela que têm a música como eixo, depois complementado em Posfácio por um ensaio do organizador do volume sobre o entrelaçamento dos dois campos na obra do autor. Na segunda parte, o célebre “O Homem de Areia”, acompanhado em Apêndice do famoso texto de Sigmund Freud comentando-o, e outros contos importantes dão um painel do brilho de sua produção. QUARTA-CAPA E.T.A. Hoffmann (1776-1822) foi como poucos um artista verdadeiramente apaixonado e dedicado a duas artes, a literatura e a música. Soube como ninguém transmitir a atmosfera do romantismo em suas obras, alguma das quais seriam transformadas em óperas ou balés (como O Quebra-Nozes, de Tchaikóvski), enquanto compunha peças musicais atribuídas a seu alter-ego Johannes Kreisler, personagem de muitas de suas histórias. Esta coletânea, que chega antecipando-se ao bicentenário de sua morte, visa a justamente apresentar o leitor brasileiro a essas duas facetas de sua obra. A primeira parte traz contos e uma novela (“Kreisleriana”, que inspirou a Robert Schumann a obra de mesmo nome) em que a música mais do que assunto, é praticamente uma personagem. Na segunda parte, estão reunidos os contos que fizeram dele um dos principais nomes da literatura fantástica, com destaque para “O Homem de Areia”, que Freud analisou em um famoso texto “Das Unheimliche” (1919) também incluído aqui. O Posfácio de Fernando R. de Moraes Barros, que encerra este volume, analisa em profundidade aspectos dessa obra que dois séculos após a morte de seu criador ainda encanta – e espanta. E.T.A. Hoffmann (1776-1822) Célebre escritor e compositor pioneiro do romantismo alemão, este descendente de pastores e juristas era também desenhista e foi funcionário das cortes judiciárias. Autor de contos como “O Homem de Areia” e “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, novelas, como Kreisleriana, e romances, O Elixir do Diabo e Refle

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1AS TRAMAS DO FANTÁSTICO – CONTOS E NOVELA E.T.A. Hoffmann Organização e posfácio: Fernando R. de Moraes Barros Tradução: Fernando R. de Moraes Barros e Lavínia Abranches Viotti Notas: Fernando R. de Moraes Barros e Anatol Rosenfeld Apresentando “O Perturbador”, de Sigmund Freud SINOPSE Conhecemos o E.T.A. Hoffmann autor de contos e romances fantásticos e de terror. Pouco sabemos, porém, de sua ligação estreita com a música, ele mesmo tendo sido também compositor. Este livro traz ao leitor uma extraordinária sincronia do escritor de textos fantásticos e do amante da música, reunindo, em sua primeira parte, contos e novela que têm a música como eixo, depois complementado em Posfácio por um ensaio do organizador do volume sobre o entrelaçamento dos dois campos na obra do autor. Na segunda parte, o célebre “O Homem de Areia”, acompanhado em Apêndice do famoso texto de Sigmund Freud comentando-o, e outros contos importantes dão um painel do brilho de sua produção. QUARTA-CAPA E.T.A. Hoffmann (1776-1822) foi como poucos um artista verdadeiramente apaixonado e dedicado a duas artes, a literatura e a música. Soube como ninguém transmitir a atmosfera do romantismo em suas obras, alguma das quais seriam transformadas em óperas ou balés (como O Quebra-Nozes, de Tchaikóvski), enquanto compunha peças musicais atribuídas a seu alter-ego Johannes Kreisler, personagem de muitas de suas histórias. Esta coletânea, que chega antecipando-se ao bicentenário de sua morte, visa a justamente apresentar o leitor brasileiro a essas duas facetas de sua obra. A primeira parte traz contos e uma novela (“Kreisleriana”, que inspirou a Robert Schumann a obra de mesmo nome) em que a música mais do que assunto, é praticamente uma personagem. Na segunda parte, estão reunidos os contos que fizeram dele um dos principais nomes da literatura fantástica, com destaque para “O Homem de Areia”, que Freud analisou em um famoso texto “Das Unheimliche” (1919) também incluído aqui. O Posfácio de Fernando R. de Moraes Barros, que encerra este volume, analisa em profundidade aspectos dessa obra que dois séculos após a morte de seu criador ainda encanta – e espanta. E.T.A. Hoffmann (1776-1822) Célebre escritor e compositor pioneiro do romantismo alemão, este descendente de pastores e juristas era também desenhista e foi funcionário das cortes judiciárias. Autor de contos como “O Homem de Areia” e “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, novelas, como Kreisleriana, e romances, O Elixir do Diabo e Refle
Autor1HOFFMANN, E. T. A.

Especificação

ISBN9786555050745
TítuloAs Tramas do Fantástico
EditoraPERSPECTIVA
Formato14 X 21 cm
Espessura2,15 cm
Páginas384
IdiomaPortuguês
AssuntoLITERATURA, FICCAO E ROMANCE
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2021

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos