310100132809
ARQUITETURA ENSAIOS CRÍTICOS
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Organizado por Guilherme Wisnik, o volume reúne uma seleção de textos de Mário Pedrosa sobre arquitetura, para cuja crítica no Brasil o autor teve um papel seminal. Pedrosa foi o primeiro a situar a arquitetura como a arte verdadeiramente moderna do país, livre do nacionalismo e do primitivismo que predominavam na pintura, na literatura e na música ditas modernistas. Herdeira direta das vanguardas construtivas europeias, a arquitetura arrebata o bastão da liderança entre as artes no Brasil, tornando-se não apenas um fenômeno cultural da mais alta importância, mas também uma poderosa aliada na batalha pela abstração no campo das artes visuais como um todo. Entende-se, portanto, que o crítico que iniciara a carreira nos anos 1920 voltado para a literatura, migrando na década seguinte para as artes plásticas, tenha decidido, nos albores dos anos 1950, atuar no campo da arquitetura - os textos reunidos foram em grande parte no fim da década de 1950 e começo dos anos 1960 na coluna Artes Visuais que mantinha no Jornal do Brasil. Não por acaso, a síntese das artes que Pedrosa prefigura na epopeia de Brasília, e que se torna uma de suas grandes apostas, deveria ser conduzida e filtrada pelo urbanismo.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788540507982
TítuloARQUITETURA ENSAIOS CRÍTICOS
EditoraCOSACNAIFY
Formato13X23 cm
Espessura1 cm
Páginas192
AssuntoARQUITETURA / URBANISMO
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2015

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Sinopse1Organizado por Guilherme Wisnik, o volume reúne uma seleção de textos de Mário Pedrosa sobre arquitetura, para cuja crítica no Brasil o autor teve um papel seminal. Pedrosa foi o primeiro a situar a arquitetura como a arte verdadeiramente moderna do país, livre do nacionalismo e do primitivismo que predominavam na pintura, na literatura e na música ditas modernistas. Herdeira direta das vanguardas construtivas europeias, a arquitetura arrebata o bastão da liderança entre as artes no Brasil, tornando-se não apenas um fenômeno cultural da mais alta importância, mas também uma poderosa aliada na batalha pela abstração no campo das artes visuais como um todo. Entende-se, portanto, que o crítico que iniciara a carreira nos anos 1920 voltado para a literatura, migrando na década seguinte para as artes plásticas, tenha decidido, nos albores dos anos 1950, atuar no campo da arquitetura - os textos reunidos foram em grande parte no fim da década de 1950 e começo dos anos 1960 na coluna Artes Visuais que mantinha no Jornal do Brasil. Não por acaso, a síntese das artes que Pedrosa prefigura na epopeia de Brasília, e que se torna uma de suas grandes apostas, deveria ser conduzida e filtrada pelo urbanismo.
Autor1PEDROSA, MARIO

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