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ADULTOS NÃO-ALFABETIZADOS EM UMA SOCIEDADE LETRADA
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

A aposta deste livro caminha na direção de mostrar que nas sociedades letradas modernas outros sistemas de conhecimento competem com a instrução formalizada que é passada via escolarização e com o conhecimento abstrato advindo do uso da escrita em situações substitutivas da língua oral. Especificamente, sugere-se que o conhecimento pragmático sobre o funcionamento do discurso pode vir a ser um caminho alternativo. Ao contrário da visão tradicional, que apregoa a superioridade da língua escrita sobre a oral, este livro defende a posição de que a aquisição da escrita produz um apagamento do sujeito que sente pelo sujeito que escreve. As emoções, as experiências pessoais, os episódios autobiográficos se transmudam, solidifi cam-se, congelam-se, quando são colocados sem forma escrita. O sujeito-escritor não é nunca idêntico ao sujeito-oral. E o objeto da escrita nunca coincide com o objeto da oralidade. É sobre isso que se pretende falar aqui - o que se perde quando uma simbolização de segunda ordem (a escrita) predomina sobre a de primeira ordem (oralidade); que é o que ocorre nas sociedades industrializadas. Por extensão, fala-se também das perdas sofridas por grupos sociais não-alfabetizados, que estão inseridos nessas sociedades letradas, 'evoluídas', industrializadas, e precisam compartilhar com elas práticas sofisticadas, muitas vezes alienantes e massificadoras, que, em sua grande parte, têm como veículo a escrita.

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Sinopse1A aposta deste livro caminha na direção de mostrar que nas sociedades letradas modernas outros sistemas de conhecimento competem com a instrução formalizada que é passada via escolarização e com o conhecimento abstrato advindo do uso da escrita em situações substitutivas da língua oral. Especificamente, sugere-se que o conhecimento pragmático sobre o funcionamento do discurso pode vir a ser um caminho alternativo. Ao contrário da visão tradicional, que apregoa a superioridade da língua escrita sobre a oral, este livro defende a posição de que a aquisição da escrita produz um apagamento do sujeito que sente pelo sujeito que escreve. As emoções, as experiências pessoais, os episódios autobiográficos se transmudam, solidifi cam-se, congelam-se, quando são colocados sem forma escrita. O sujeito-escritor não é nunca idêntico ao sujeito-oral. E o objeto da escrita nunca coincide com o objeto da oralidade. É sobre isso que se pretende falar aqui - o que se perde quando uma simbolização de segunda ordem (a escrita) predomina sobre a de primeira ordem (oralidade); que é o que ocorre nas sociedades industrializadas. Por extensão, fala-se também das perdas sofridas por grupos sociais não-alfabetizados, que estão inseridos nessas sociedades letradas, 'evoluídas', industrializadas, e precisam compartilhar com elas práticas sofisticadas, muitas vezes alienantes e massificadoras, que, em sua grande parte, têm como veículo a escrita.
Autor1TFOUNI, LEDA VERDIANI

Especificação

ISBN9788524912313
TítuloADULTOS NÃO-ALFABETIZADOS EM UMA SOCIEDADE LETRADA
EditoraCORTEZ
Formato16 X 23 cm
Espessura1 cm
Páginas149
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO E PEDAGOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2006

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