310100141590
A morte midiatizada: como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida

De: R$ 47,00Por: R$ 35,25

Preço a vista: R$ 35,25

Economia de R$ 11,75

Comprar
Não sei meu CEP
Condições de Parcelamento
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 35,25
Outras formas de pagamento
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Neste livro finalista do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Comunicação, Renata Rezende pesquisa como o advento das redes sociais tem atualizado a experiência com a morte, num cenário em que as novas tecnologias vêm transformando os processos comunicacionais e influenciando o cotidiano das pessoas.
"A morte midiatizada", fruto de sua tese de doutorado, tem como objeto de estudo uma das muitas comunidades criadas no Orkut e, posteriormente, no Facebook, que reúne perfis de pessoas que já morreram, em um verdadeiro "cemitério digital". A autora percorre a história da morte desde a Idade Média ao que ela classifica como Idade Mídia, para refletir sobre a transformação da experiência do fim da vida, em especial, na contemporaneidade.
"Com este instigante livro sobre as ressignificações da morte na era da midiatização, Renata Rezende demonstra que uma pesquisa criteriosa não precisa ceder às fórmulas áridas presentes em tantas obras acadêmicas. Pelo contrário, se desenvolvida sob o signo da sensibilidade, pode harmonizar as exigências da investigação com um olhar filosófico e uma percepção poética.
"É o que a autora alcança ao analisar como as apropriações de ferramentas digitais do mundo dos vivos interferem nas experiências em torno da morte, sobretudo quando compartilhadas nos espaços de sociabilidade virtual das redes sociais. Sem deixar escapar a emoção, evidencia que, até na sociedade de telas, monitores e fluxos, a memória afetiva e os sentimentos pelos que partiram teimam em desafiar a certeza da finitude." (Dênis de Moraes)

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Neste livro finalista do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Comunicação, Renata Rezende pesquisa como o advento das redes sociais tem atualizado a experiência com a morte, num cenário em que as novas tecnologias vêm transformando os processos comunicacionais e influenciando o cotidiano das pessoas.
"A morte midiatizada", fruto de sua tese de doutorado, tem como objeto de estudo uma das muitas comunidades criadas no Orkut e, posteriormente, no Facebook, que reúne perfis de pessoas que já morreram, em um verdadeiro "cemitério digital". A autora percorre a história da morte desde a Idade Média ao que ela classifica como Idade Mídia, para refletir sobre a transformação da experiência do fim da vida, em especial, na contemporaneidade.
"Com este instigante livro sobre as ressignificações da morte na era da midiatização, Renata Rezende demonstra que uma pesquisa criteriosa não precisa ceder às fórmulas áridas presentes em tantas obras acadêmicas. Pelo contrário, se desenvolvida sob o signo da sensibilidade, pode harmonizar as exigências da investigação com um olhar filosófico e uma percepção poética.
"É o que a autora alcança ao analisar como as apropriações de ferramentas digitais do mundo dos vivos interferem nas experiências em torno da morte, sobretudo quando compartilhadas nos espaços de sociabilidade virtual das redes sociais. Sem deixar escapar a emoção, evidencia que, até na sociedade de telas, monitores e fluxos, a memória afetiva e os sentimentos pelos que partiram teimam em desafiar a certeza da finitude." (Dênis de Moraes)
Autor1RIBEIRO, RENATA REZENDE

Especificação

ISBN9788522811649
TítuloA morte midiatizada: como as redes sociais atualizam a experiência do fim da vida
EditoraEDUFF
Formato16 X 23 cm
Espessura2 cm
Páginas224
IdiomaPortuguês
AssuntoCOMUNICACAO
Tipo de CapaBrochura
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2016

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos