310100138410
Um baú de símbolos na sala de aula
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Fundamentada nos estudos sobre a atividade da imaginação simbólica proposta por Gilbert Durand, esta obra traz um método didático-pedagógico que tem o intuito de explorar e motivar a imaginação dos educandos, a partir da utilização de um baú contendo objetos que suscitem sentidos simbólicos. A imagem é sempre, por ela mesma, portadora de um sentido que não deve ser procurado fora da significação imaginária; porque ela não é um símbolo arbitrariamente escolhido, mas é sempre intrinsecamente motivado, é sempre símbolo. Ao contrário da estrutura do pensamento moderno, marcada pelo racionalismo positivista que elimina o mito e minimiza o seu papel, encontramos na Teoria do Imaginário, proposta por Durand, o equilíbrio entre razão e imaginação, e é nela que a autora se apoia para desenvolver essa técnica de ensino, projetando as imagens numa total gratuidade, seja na forma epistemológica ou pedagógica. Não por acaso o baú com o qual é desenvolvida a proposta tem aqui um apelo simbólico, uma vez que considera que o universo do imaginário, pouco explorado na sala de aula, deve ser vigorosamente perseguido pelos professores, tal qual em contos de piratas em busca do tesouro escondido. O tesouro imaginário, embora escondido, é extremamente atuante e mobilizador dos anseios, sejam tanto dos educandos quanto dos educadores. Ao trabalhar com a teoria geral do imaginário, a autora motiva-os para uma nova forma de percepção - não mais pelo paradigma cartesiano da uniformidade dos conceitos -, na medida em que essa teoria induz a pistas para uma construção pluri, trans e meta-disciplinar, evidenciando o caráter basal que a linguagem simbólica possui. Aplicando a técnica um baú de símbolos na sala de aula, o educador estará revelando o papel formativo que as imagens assumem ao possibilitar a integração da dimensão cognitiva e simbólica, da razão e sensibilidade, do racional e simbólico, bem como ao ressaltar a função educativa da imaginação, entendida como faculdade que assume e constrói a coerência do ser, tece e projeta as imagens.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Fundamentada nos estudos sobre a atividade da imaginação simbólica proposta por Gilbert Durand, esta obra traz um método didático-pedagógico que tem o intuito de explorar e motivar a imaginação dos educandos, a partir da utilização de um baú contendo objetos que suscitem sentidos simbólicos. A imagem é sempre, por ela mesma, portadora de um sentido que não deve ser procurado fora da significação imaginária; porque ela não é um símbolo arbitrariamente escolhido, mas é sempre intrinsecamente motivado, é sempre símbolo. Ao contrário da estrutura do pensamento moderno, marcada pelo racionalismo positivista que elimina o mito e minimiza o seu papel, encontramos na Teoria do Imaginário, proposta por Durand, o equilíbrio entre razão e imaginação, e é nela que a autora se apoia para desenvolver essa técnica de ensino, projetando as imagens numa total gratuidade, seja na forma epistemológica ou pedagógica. Não por acaso o baú com o qual é desenvolvida a proposta tem aqui um apelo simbólico, uma vez que considera que o universo do imaginário, pouco explorado na sala de aula, deve ser vigorosamente perseguido pelos professores, tal qual em contos de piratas em busca do tesouro escondido. O tesouro imaginário, embora escondido, é extremamente atuante e mobilizador dos anseios, sejam tanto dos educandos quanto dos educadores. Ao trabalhar com a teoria geral do imaginário, a autora motiva-os para uma nova forma de percepção - não mais pelo paradigma cartesiano da uniformidade dos conceitos -, na medida em que essa teoria induz a pistas para uma construção pluri, trans e meta-disciplinar, evidenciando o caráter basal que a linguagem simbólica possui. Aplicando a técnica um baú de símbolos na sala de aula, o educador estará revelando o papel formativo que as imagens assumem ao possibilitar a integração da dimensão cognitiva e simbólica, da razão e sensibilidade, do racional e simbólico, bem como ao ressaltar a função educativa da imaginação, entendida como faculdade que assume e constrói a coerência do ser, tece e projeta as imagens.
Autor1GOMES, EUNICE SIMOES LINS

Especificação

ISBN9788535635317
TítuloUm baú de símbolos na sala de aula
EditoraPAULINAS
Formato14 X 21 cm
Espessura1 cm
Páginas72
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO E PEDAGOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2013

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos