310100155558
Políticas do design
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

"Você, enquanto olha e compreende esta frase, pode estar sob a falsa impressão de que sabe ler. Eis o problema de tantos alfabetizados: não percebem quanto mais há para ser lido além de palavras. Por isso, Políticas do design não é exatamente um livro, mas uma espécie de cartilha. E como uma boa cartilha, é cheia de figuras, desenhos, fotos e exemplos claríssimos que contribuem para a (des)alfabetização. Ela expõe as dimensões e intenções invisíveis – como as ideologias que as definem – que estruturam livros, línguas, fontes, anúncios, formulários, gráficos, símbolos, placas, bulas, mapas, fotos, Photoshops e Powerpoints em Comic Sans. Um guia para a libertação de leitores, como eu, que insistem em só ler palavras, e que nos abre os olhos para como, disfarçado na superfície, o design gráfico é um dos mais profundos e implacáveis autores da história. E se a CRISE – em caixa-alta – é sobretudo estética, Ruben Pater vem afirmar em boa hora que sim, todo design é político. Sobretudo aquele que finge não ser." – Bruno Torturra Políticas do design explora o contexto cultural e político de tipografia, cores, fotografia, símbolos e infográficos que usamos todos os dias. Designers, especialistas em comunicação e criadores de imagem têm o poder de moldar a comunicação visual, e uma grande responsabilidade acompanha esse poder. Será que nós, como profissionais criativos, estamos de fato cientes do significado político e do impacto do nosso trabalho na sociedade em rede atual? Este livro examina contextos culturais e estereótipos, com exemplos visuais do mundo todo, evidenciando a falta de neutralidade das ferramentas de comunicação para incentivar cada leitor a repensar sua visão da cultura global. Complementado com obras de artistas e designers contemporâneos, o livro mostra como consciência política não limita criatividade; ao contrário abre novos caminhos para explorar uma cultura visual crítica.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788571260481
TítuloPolíticas do design
EditoraUBU EDITORA
Formato11 X 18 cm
Espessura1 cm
Páginas192
IdiomaPortuguês
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2020

Home

Sinopse1"Você, enquanto olha e compreende esta frase, pode estar sob a falsa impressão de que sabe ler. Eis o problema de tantos
alfabetizados: não percebem quanto mais há para ser lido além de palavras. Por isso, Políticas do design não é exatamente um livro, mas uma espécie de cartilha. E como uma boa cartilha, é cheia de figuras, desenhos, fotos e exemplos claríssimos que contribuem para a (des)alfabetização. Ela expõe as dimensões e intenções invisíveis – como as ideologias que as definem – que estruturam livros, línguas, fontes, anúncios, formulários, gráficos, símbolos, placas, bulas, mapas, fotos, Photoshops e Powerpoints em Comic Sans. Um guia para a libertação de leitores, como eu, que insistem em só ler palavras, e que nos abre os olhos para como, disfarçado na superfície, o design gráfico é um dos mais profundos e implacáveis autores da história. E se a CRISE – em caixa-alta – é sobretudo estética, Ruben Pater vem afirmar em boa hora que sim, todo design é político. Sobretudo aquele que finge não ser."
– Bruno Torturra


Políticas do design explora o contexto cultural e político de tipografia, cores, fotografia, símbolos e infográficos que usamos todos os dias.

Designers, especialistas em comunicação e criadores de imagem têm o poder de moldar a comunicação visual, e uma grande responsabilidade acompanha esse poder. Será que nós, como profissionais criativos, estamos de fato cientes do significado político e do impacto do nosso trabalho na sociedade em rede atual?

Este livro examina contextos culturais e estereótipos, com exemplos visuais do mundo todo, evidenciando a falta de neutralidade das ferramentas de comunicação para incentivar cada leitor a repensar sua visão da cultura global. Complementado com obras de artistas e designers contemporâneos, o livro mostra como consciência política não limita criatividade; ao contrário abre novos caminhos para explorar uma cultura visual crítica.

Especificação

ISBN9788571260481
TítuloPolíticas do design
EditoraUBU EDITORA
Formato11 X 18 cm
Espessura1 cm
Páginas192
IdiomaPortuguês
AssuntoPOLITICA E RELACOES INTERNACIONAIS
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2020

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos

  • 9788573264722
    Comprar

    Editora 34

    O DUPLO

    Autor1
    • DOSTOIEVSKI, FIODOR

    R$ 75,00 3x de R$ 25,00

    11340

  • O-Mestre-e-a-margarida
    Comprar

    Editora 34

    O Mestre e a margarida

    Autor1
    • BULGAKOV, MIKHAIL

    R$ 99,00 4x de R$ 24,75

    8695

  • 9788573264562
    Comprar

    Editora 34

    O capote e outras histórias

    Autor1
    • GOGOL, NIKOLAI

    R$ 68,00 3x de R$ 22,66

    11347

  • A-Cor-do-inconsciente
    Comprar

    Perspectiva

    A Cor do inconsciente

    Autor1
    • NOGUEIRA, ISILDINHA BAPTISTA

    R$ 74,90 R$ 47,19 2x de R$ 23,59

    73135

  • 9786557171202
    Comprar

    Boitempo

    Homens ou máquinas?

    Autor1
    • GRAMSCI, ANTONIO

    R$ 59,00 2x de R$ 29,50

    73501

  • O-estilo-de-Dostoi�vski
    Comprar

    Editora 34

    O estilo de Dostoiévski

    Autor1
    • TCHIRKOV, NIKOLAI

    R$ 83,00 4x de R$ 20,75

    73509

  • S�mbolos-naturais
    Comprar

    Editora Unesp

    Símbolos naturais

    Autor1
    • DOUGLAS, MARY

    R$ 89,00 R$ 62,30 3x de R$ 20,76

    73181

  • Noites-Brancas
    Comprar

    Penguin

    Noites Brancas

    Autor1
    • DOSTOIEVSKI, FIODOR

    R$ 49,90 2x de R$ 24,95

    5178