310100130806
POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

O plano educacional, objeto deste estudo, integra a política de Estado em curso no Brasil, neste momento histórico. O estudo visa compreender as contradições evidenciadas no processo de elaboração e implantação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Dois aspectos são considerados na análise - o cenário desigual e combinado que caracteriza a educação brasileira e as políticas públicas que podem ser interpretadas de diferentes maneiras, dependendo de quem as formula e implementa. A rigor, uma decisão em política pública representa apenas um amontoado de intenções sobre a solução de um problema, expressas na forma de determinações legais. Nada disso garante que a decisão se transforme em ação e que a demanda que deu origem ao processo seja efetivamente atendida. Tendo por base os elementos da pesquisa teórica adequada à interpretação e à análise dos fatos relacionados à temática, o acúmulo produzido nesse estudo, sem a pretensão de esgotar a análise, permite-nos dialogar sobre alguns aspectos evidenciados, os quais auxiliam na identificação de matrizes teóricas e metodológicas variáveis reveladas nos programas e nas ações desencadeadas nessa fase de formulação e implantação do plano (2007-2009). A marca do Estado democrático na educação consiste em encontrar uma estratégia de atuação comum, sem ser uniforme, diversificada, não só em relação a aspectos mais amplos das políticas educacionais, mas atuando sob o regime de colaboração para oferecer e assegurar a todos os cidadãos uma formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredirem em estudos posteriores e no exercício profissional. Em vista disso, é fundamental a retomada do debate sobre a gestão democrática, o que implica em participação coletiva direta dos sujeitos na formulação, acompanhamento e avaliação dos processos educativos.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1O plano educacional, objeto deste estudo, integra a política de Estado em curso no Brasil, neste momento histórico. O estudo visa compreender as contradições evidenciadas no processo de elaboração e implantação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Dois aspectos são considerados na análise - o cenário desigual e combinado que caracteriza a educação brasileira e as políticas públicas que podem ser interpretadas de diferentes maneiras, dependendo de quem as formula e implementa. A rigor, uma decisão em política pública representa apenas um amontoado de intenções sobre a solução de um problema, expressas na forma de determinações legais. Nada disso garante que a decisão se transforme em ação e que a demanda que deu origem ao processo seja efetivamente atendida. Tendo por base os elementos da pesquisa teórica adequada à interpretação e à análise dos fatos relacionados à temática, o acúmulo produzido nesse estudo, sem a pretensão de esgotar a análise, permite-nos dialogar sobre alguns aspectos evidenciados, os quais auxiliam na identificação de matrizes teóricas e metodológicas variáveis reveladas nos programas e nas ações desencadeadas nessa fase de formulação e implantação do plano (2007-2009). A marca do Estado democrático na educação consiste em encontrar uma estratégia de atuação comum, sem ser uniforme, diversificada, não só em relação a aspectos mais amplos das políticas educacionais, mas atuando sob o regime de colaboração para oferecer e assegurar a todos os cidadãos uma formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredirem em estudos posteriores e no exercício profissional. Em vista disso, é fundamental a retomada do debate sobre a gestão democrática, o que implica em participação coletiva direta dos sujeitos na formulação, acompanhamento e avaliação dos processos educativos.
Autor1CAMINI, LUCIA

Especificação

ISBN9788564421622
TítuloPOLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
EditoraEXPRESSÃO POPULAR
Formato16 X 23 cm
Espessura2 cm
Páginas252
IdiomaPortuguês
AssuntoPOLITICA
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2013

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos

  • 9788573266108
    Comprar

    Editora 34

    O adolescente

    Autor1
    • DOSTOIEVSKI, FIODOR

    R$ 124,00 R$ 93,00 4x de R$ 23,25

    11477

  • 9786557171202
    Comprar

    Boitempo

    Homens ou máquinas?

    Autor1
    • GRAMSCI, ANTONIO

    R$ 59,00 R$ 44,25 2x de R$ 22,12

    73501

  • O-estilo-de-Dostoi�vski
    Comprar

    Editora 34

    O estilo de Dostoiévski

    Autor1
    • TCHIRKOV, NIKOLAI

    R$ 83,00 R$ 62,25 3x de R$ 20,75

    73509

  • NOITES-BRANCAS
    Comprar

    Editora 34

    NOITES BRANCAS

    Autor1
    • DOSTOIEVSKI, FIODOR

    R$ 53,00 R$ 39,75

    61166

  • A-Cor-do-inconsciente
    Comprar

    Perspectiva

    A Cor do inconsciente

    Autor1
    • NOGUEIRA, ISILDINHA BAPTISTA

    R$ 62,40 R$ 46,80 2x de R$ 23,40

    73135

  • Escritos-da-casa-morta
    Comprar

    Editora 34

    Escritos da casa morta

    Autor1
    • DOSTOIESVSKI, FIODOR

    R$ 99,00 R$ 74,25 3x de R$ 24,75

    65498

  • Contos-da-era-do-jazz
    Comprar

    Editora Unesp

    Contos da era do jazz

    Autor1
    • FITZGERALD, F. SCOTT

    R$ 64,00 R$ 48,00 2x de R$ 24,00

    73384

  • S�mbolos-naturais
    Comprar

    Editora Unesp

    Símbolos naturais

    Autor1
    • DOUGLAS, MARY

    R$ 89,00 R$ 66,75 3x de R$ 22,25

    73181