310100151831
PODER MIDIÁTICO E DISPUTA IDEOLÓGICA

Por: R$ 45,00ou X de

Comprar
Não sei meu CEP
Condições de Parcelamento
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 45,00
  • 2X de R$ 22,50 sem juros
Outras formas de pagamento
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Este livro, organizado por Dênis de Moraes, reúne reconhecidos intelectuais do brasil e do exterior para analisar uma questão crucial em nossa época de acirradas batalhas pela hegemonia: o poder midiático nas disputas políticas e ideológicas que atravessam a sociedade, condicionam a produção de sentido e interferem na conformação do imaginário coletivo. Trata-se de um dos poderes mais incisivos e persuasivos, concentrado em torno de um número reduzido de grupos privados que possuem propriedades cruzadas, recursos financeiros, capacidade tecnoprodutiva e infraestruturas logísticas. A exposição midiática, potencializada pelas conexões com a internet e a comunicação móvel, serve de combustível à propagação do discurso falacioso do neoliberalismo, que celebra o mercado como instância hipoteticamente habilitada a atender demandas sociais, dissimulando ser o mesmo mercado movido pelo lucro e marcado por profundas assimetrias e desigualdades. Daí a necessidade de verificarmos como a estrutura empresarial da mídia orienta suas máquinas de elaboração simbólica para disseminar concepções de mundo afinadas com o mantra do consumismo e os valores que regem a lógica do capital. Cabe desvelar as implicações dos vínculos das corporações do setor com a ordem hegemônica, sobretudo quando tomam partido nos embates políticos, crises econômicas, conflitos sociais, celeumas judiciais e clivagens culturais – quase sempre tentando neutralizar dissensos e visões alternativas. Também é inadiável pôr em foco as campanhas de desinformação à base de fake news, massivamente difundidas por redes sociais e outros veículos, que impulsionam a descrença na democracia representativa, beneficiam eleitoralmente os populismos de direita e instilam discursos de ódio, medo, preconceito e violência. As abordagens dos autores acabam por se complementar, enquanto peças de um quebra-cabeça que vai sendo remontado e elucidado a cada reflexão. Fica evidente a importância da resistência crítica e da mobilização da cidadania organizada em favor da liberdade de expressão, do pluralismo e da informação veraz, em meio à longa luta pela inclusão, pela igualdade e pela diversidade.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Este livro, organizado por Dênis de Moraes, reúne reconhecidos intelectuais do brasil e do exterior para analisar uma questão crucial em nossa época de acirradas batalhas pela hegemonia: o poder midiático nas disputas políticas e ideológicas que atravessam a sociedade, condicionam a produção de sentido e interferem na conformação do imaginário coletivo. Trata-se de um dos poderes mais incisivos e persuasivos, concentrado em torno de um número reduzido de grupos privados que possuem propriedades cruzadas, recursos financeiros, capacidade tecnoprodutiva e infraestruturas logísticas. A exposição midiática, potencializada pelas conexões com a internet e a comunicação móvel, serve de combustível à propagação do discurso falacioso do neoliberalismo, que celebra o mercado como instância hipoteticamente habilitada a atender demandas sociais, dissimulando ser o mesmo mercado movido pelo lucro e marcado por profundas assimetrias e desigualdades. Daí a necessidade de verificarmos como a estrutura empresarial da mídia orienta suas máquinas de elaboração simbólica para disseminar concepções de mundo afinadas com o mantra do consumismo e os valores que regem a lógica do capital. Cabe desvelar as implicações dos vínculos das corporações do setor com a ordem hegemônica, sobretudo quando tomam partido nos embates políticos, crises econômicas, conflitos sociais, celeumas judiciais e clivagens culturais – quase sempre tentando neutralizar dissensos e visões alternativas. Também é inadiável pôr em foco as campanhas de desinformação à base de fake news, massivamente difundidas por redes sociais e outros veículos, que impulsionam a descrença na democracia representativa, beneficiam eleitoralmente os populismos de direita e instilam discursos de ódio, medo, preconceito e violência. As abordagens dos autores acabam por se complementar, enquanto peças de um quebra-cabeça que vai sendo remontado e elucidado a cada reflexão. Fica evidente a importância da resistência crítica e da mobilização da cidadania organizada em favor da liberdade de expressão, do pluralismo e da informação veraz, em meio à longa luta pela inclusão, pela igualdade e pela diversidade.
Autor1MORAES, DENIS DE (ORG.)

Especificação

ISBN9788569437581
TítuloPODER MIDIÁTICO E DISPUTA IDEOLÓGICA
EditoraCONSEQUENCIA
Formato16 X 23 cm
Espessura0,6 cm
Páginas134
IdiomaPortuguês
AssuntoPOLITICA E RELACOES INTERNACIONAIS
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2019

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

  • 9788539302345
    Comprar

    Editora Unesp

    questão da Palestina, A

    Autor1
    • SAID, EDWARD W.

    R$ 74,00 3x de R$ 24,66

    6094

  • As-Revolu��es-Africanas
    Comprar

    Editora Unesp

    Revoluções Africanas, As

    Autor1
    • VISENTINI, PAULO FAGUNDES

    R$ 38,00

    5837

  • A-Revolu��o-colombiana
    Comprar

    Editora Unesp

    Revolução Colombiana, A

    Autor1
    • HYLTON, FORREST

    R$ 38,00

    6118

  • A-Revolu��o-iraniana
    Comprar

    Editora Unesp

    Revolução Iraniana, A

    Autor1
    • COGGIOLA, OSVALDO

    R$ 38,00

    5912

  • A-Revolu��o-Peruana
    Comprar

    Editora Unesp

    Revolução Peruana, A

    Autor1
    • RENIQUE, JOSE LUIS

    R$ 38,00

    5542

  • A-alian�a-para-o-progresso-e-o-governo-Jo�o-Goulart--1961-1964-
    Comprar

    Editora Unesp

    aliança para o progresso e o governo João Goulart (1961-1964), A

    Autor1
    • LOUREIRO, FELIPE PEREIRA

    R$ 75,00 3x de R$ 25,00

    64765

  • T�cnicas-de-estado
    Comprar

    Editora Unesp

    Técnicas de estado

    Autor1
    • FRANKENBERG, GUNTER

    R$ 92,00 4x de R$ 23,00

    12482

  • A-assimetria-e-a-vida
    Comprar

    Editora Unesp

    assimetria e a vida, A

    Autor1
    • LEVI, PRIMO

    R$ 70,00 3x de R$ 23,33

    5858

  • Desenvolvimento-e-pol�tica
    Comprar

    Editora Unesp

    Desenvolvimento e política

    Autor1
    • SINGER, PAUL

    R$ 68,00 3x de R$ 22,66

    80439

  • A-religi�o-distrai-dos-pobres-
    Comprar

    Edicoes 70

    A religião distrai dos pobres?

    Autor1
    • ARAUJO, VICTOR

    R$ 59,00 R$ 32,45

    76451

  • Facticidade-e-validade---2�-edi��o
    Comprar

    Editora Unesp

    Facticidade e validade - 2ª edição

    Autor1
    • HABERMAS, JURGEN

    R$ 136,00 5x de R$ 27,20

    67929

  • Governar-em-rede
    Comprar

    Editora Unesp

    Governar em rede

    Autor1
    • GOLDSMITH, STHEFEN

    R$ 92,00 4x de R$ 23,00

    61190

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

  • A-Revolu��o-Cubana
    Comprar

    Editora Unesp

    Revolução Cubana, A

    Autor1
    • AYERBE, LUIS FERNANDO

    R$ 38,00

    6131

  • A-Revolu��o-Vietnamita
    Comprar

    Editora Unesp

    Revolução Vietnamita, A

    Autor1
    • VISENTINI, PAULO FAGUNDES

    R$ 38,00

    5482

  • A-Revolu��o-chinesa
    Comprar

    Editora Unesp

    Revolução Chinesa, A

    Autor1
    • POMAR, WLADIMIR

    R$ 38,00

    5270

  • Rosa-Luxemburgo---Vol.-3---3�-edi��o
    Comprar

    Editora Unesp

    Rosa Luxemburgo - Vol. 3 - 3ª edição

    Autor1
    • LUXEMBURGO, ROSA

    R$ 95,00 4x de R$ 23,75

    12606

  • A-Revolu��o-colombiana
    Comprar

    Editora Unesp

    Revolução Colombiana, A

    Autor1
    • HYLTON, FORREST

    R$ 38,00

    6118

  • As-Revolu��es-Russas-e-o-socialismo-sovi�tico
    Comprar

    Editora Unesp

    Revoluções Russas e o socialismo soviético, As

    Autor1
    • REIS FILHO, DANIEL AARAO

    R$ 38,00

    6091

  • A-Revolu��o-iraniana
    Comprar

    Editora Unesp

    Revolução Iraniana, A

    Autor1
    • COGGIOLA, OSVALDO

    R$ 38,00

    5912

  • Da-Monarquia-�-Rep�blica-�-9�-edi��o
    Comprar

    Editora Unesp

    Da Monarquia à República - 9ª edição

    Autor1
    • COSTA, EMILIA VIOTTI DA

    R$ 102,00 5x de R$ 20,40

    5386

  • A-alian�a-para-o-progresso-e-o-governo-Jo�o-Goulart--1961-1964-
    Comprar

    Editora Unesp

    aliança para o progresso e o governo João Goulart (1961-1964), A

    Autor1
    • LOUREIRO, FELIPE PEREIRA

    R$ 75,00 3x de R$ 25,00

    64765

  • T�cnicas-de-estado
    Comprar

    Editora Unesp

    Técnicas de estado

    Autor1
    • FRANKENBERG, GUNTER

    R$ 92,00 4x de R$ 23,00

    12482

  • Desenvolvimento-e-pol�tica
    Comprar

    Editora Unesp

    Desenvolvimento e política

    Autor1
    • SINGER, PAUL

    R$ 68,00 3x de R$ 22,66

    80439

  • Governar-em-rede
    Comprar

    Editora Unesp

    Governar em rede

    Autor1
    • GOLDSMITH, STHEFEN

    R$ 92,00 4x de R$ 23,00

    61190

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos