310100153684
Pintura, A - Vol.5: Da imitação à expressão
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Depreciado por Platão, reabilitado por Aristóteles, o conceito de mimesis, ou imitação, desempenha um papel central no desenvolvimento da arte ocidental. Este volume acompanha as várias transformações do conceito, da Antiguidade até o século XX, passando por suas encruzilhadas mais importantes: a Idade Média, quando sofre uma inflexão significativa, com a distinção entre natura naturans e natura naturata; o Renascimento, cujo neoplatonismo permite a um artista como Leonardo explorar empírica e matematicamente a natureza sem romper com o princípio da imitação; e, finalmente, o Romantismo e a Modernidade que, recusando as antigas concepções, percebem a mimesis como um desvio da força criadora do artista, lançam mão de conceitos oriundos de várias disciplinas e tornam a apreciação da obra de arte uma operação de instigante complexidade. A coleção a pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788573263152
TítuloPintura, A - Vol.5: Da imitação à expressão
EditoraEDITORA 34
Formato13 X 21 cm
Espessura0,9 cm
Páginas144
IdiomaPortuguês
AssuntoARTES
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição3ª Edição
Ano de Publicação2019

Home

Sinopse1Depreciado por Platão, reabilitado por Aristóteles, o conceito de mimesis, ou imitação, desempenha um papel central no desenvolvimento da arte ocidental. Este volume acompanha as várias transformações do conceito, da Antiguidade até o século XX, passando por suas encruzilhadas mais importantes: a Idade Média, quando sofre uma inflexão significativa, com a distinção entre natura naturans e natura naturata; o Renascimento, cujo neoplatonismo permite a um artista como Leonardo explorar empírica e matematicamente a natureza sem romper com o princípio da imitação; e, finalmente, o Romantismo e a Modernidade que, recusando as antigas concepções, percebem a mimesis como um desvio da força criadora do artista, lançam mão de conceitos oriundos de várias disciplinas e tornam a apreciação da obra de arte uma operação de instigante complexidade. A coleção a pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Autor1LICHTENSTEIN, JACQUELINE

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos