310100158010
Passagem de Walter Benjamin

Por: R$ 98,00ou X de

Comprar
Não sei meu CEP
Condições de Parcelamento
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 98,00
  • 2X de R$ 49,00 sem juros
  • 3X de R$ 32,66 sem juros
  • 4X de R$ 24,50 sem juros
Outras formas de pagamento
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Pierre Missac não apenas conheceu — por intermédio de Georges Bataille — Walter Benjamin na Paris dos fatídicos anos finais da década de trinta, mas também, assim como outros dois eminentes amigos de Benjamin, Gershom Scholem e Theodor Adorno, dedicou-se no pós-guerra à tarefa urgente de publicar as obras daquele genial filósofo, crítico e ensaísta. Além de auxiliar da publicação das suas Obras completas ele também redigiu ensaios sobre o seu amigo e um único livro — publicação póstuma que faz parte do seleto círculo das melhores obras que já foram dedicadas ao pensamento de Benjamin.
Esta obra tem como uma das suas grandes qualidades o equilíbrio delicado entre o rigor filológico e a tendência para o ensaio guiado pela livre-associação.
Reconhece-se tradicionalmente em Missac a capacidade de levar os seus leitores ao cerne das principais questões que a obra de Benjamin encerra. Como não poderia deixar de ser, a filosofia da história, a saber, a tentativa benjaminiana de descrever uma nova forma da temporalidade que seria mais adequada ao mundo da Modernidade, constitui o leitmotiv do presente ensaio. Ele é desdobrado com maestria em outros subtemas. Missac faz com que o leitor descubra essa filosofia da história em todo o corpus benjaminiano; assim, a própria escrita de Benjamin expressaria a tentativa de fundar uma nova temporalidade vinculada ao ato de expressão, na qual o presente, ou seja, o efêmero agora, tem um peso que poucos autores tinham lhe atribuído até então. Essa escrita que incorpora o agora como seu princípio estruturador é uma escrita que se apresenta na forma do aforismo, de fragmentos, de ruínas. Mais ainda: Benjamin, como Missac demonstra, através do gestus da sua escrita do desastre, deixa para trás toda uma tradição da filosofia e da historiografia fundada no registro da mímesis e da representação. Em vez da crença na divisão estanque entre o passado (que deveria ser documentado) e um presente puro, marcado pela atividade de um indivíduo totalmente presente a si mesmo, Benjamin explode tanto a noção de linearidade temporal como também o modo de escrita tradicional que estava ligado umbilicalmente a esse modelo.
Missac foi o primeiro a notar com profundidade a enorme dívida dessa escrita de Benjamin para com o cinema. Ele afirma de modo ao mesmo tempo ousado e correto: o cinema é a realização performática da dialética. Essa arte é a arte por excelência da fragmentação, do corte, da interrupção, da reviravolta — em uma palavra: da catástrofe. Pierre Missac tem credenciais mais do que suficientes para não se “limitar” a ser um dos maiores e mais seguros comentadores de Benjamin. Não contente com esse fato, ele parte, sobretudo nos dois últimos capítulos, para um desdobramento e para uma “adaptação aos tempos pós-modernos” de algumas ideias seminais de Benjamin, sobretudo com relação à arquitetura. O leitor descobre, entre muitos outros insights memoráveis, por que o átrio deve ser visto como o herdeiro das passagens do século XIX. O autor descreve ainda o flaneur pós-moderno entre os lobbies dos aeroportos e os átrios dos hotéis e museus do mundo — espaços estes que ambiguamente exploram a dialética entre o interior e o exterior —, discutindo com autoridade as concepções de teóricos da arquitetura mais recentes, que ele confronta com a teoria benjaminiana da “boa barbárie”.
Márcio Seligmann-Silva

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Pierre Missac não apenas conheceu - por intermédio de Georges Bataille - Walter Benjamin na Paris dos fatídicos anos finais da década de trinta, mas também, assim como outros dois eminentes amigos de Benjamin, Gershom Scholem e Theodor Adorno, dedicou-se no pós-guerra à tarefa urgente de publicar as obras daquele genial filósofo, crítico e ensaísta. Além de auxiliar da publicação das suas Obras completas ele também redigiu ensaios sobre o seu amigo e um único livro - publicação póstuma que faz parte do seleto círculo das melhores obras que já foram dedicadas ao pensamento de Benjamin.
Esta obra tem como uma das suas grandes qualidades o equilíbrio delicado entre o rigor filológico e a tendência para o ensaio guiado pela livre-associação.
Reconhece-se tradicionalmente em Missac a capacidade de levar os seus leitores ao cerne das principais questões que a obra de Benjamin encerra. Como não poderia deixar de ser, a filosofia da história, a saber, a tentativa benjaminiana de descrever uma nova forma da temporalidade que seria mais adequada ao mundo da Modernidade, constitui o leitmotiv do presente ensaio. Ele é desdobrado com maestria em outros subtemas. Missac faz com que o leitor descubra essa filosofia da história em todo o corpus benjaminiano; assim, a própria escrita de Benjamin expressaria a tentativa de fundar uma nova temporalidade vinculada ao ato de expressão, na qual o presente, ou seja, o efêmero agora, tem um peso que poucos autores tinham lhe atribuído até então. Essa escrita que incorpora o agora como seu princípio estruturador é uma escrita que se apresenta na forma do aforismo, de fragmentos, de ruínas. Mais ainda: Benjamin, como Missac demonstra, através do gestus da sua escrita do desastre, deixa para trás toda uma tradição da filosofia e da historiografia fundada no registro da mímesis e da representação. Em vez da crença na divisão estanque entre o passado (que deveria ser documentado) e um presente puro, marcado pela atividade de um indivíduo totalmente presente a si mesmo, Benjamin explode tanto a noção de linearidade temporal como também o modo de escrita tradicional que estava ligado umbilicalmente a esse modelo.
Missac foi o primeiro a notar com profundidade a enorme dívida dessa escrita de Benjamin para com o cinema. Ele afirma de modo ao mesmo tempo ousado e correto: o cinema é a realização performática da dialética. Essa arte é a arte por excelência da fragmentação, do corte, da interrupção, da reviravolta - em uma palavra: da catástrofe. Pierre Missac tem credenciais mais do que suficientes para não se “limitar” a ser um dos maiores e mais seguros comentadores de Benjamin. Não contente com esse fato, ele parte, sobretudo nos dois últimos capítulos, para um desdobramento e para uma “adaptação aos tempos pós-modernos” de algumas ideias seminais de Benjamin, sobretudo com relação à arquitetura. O leitor descobre, entre muitos outros insights memoráveis, por que o átrio deve ser visto como o herdeiro das passagens do século XIX. O autor descreve ainda o flaneur pós-moderno entre os lobbies dos aeroportos e os átrios dos hotéis e museus do mundo - espaços estes que ambiguamente exploram a dialética entre o interior e o exterior -, discutindo com autoridade as concepções de teóricos da arquitetura mais recentes, que ele confronta com a teoria benjaminiana da “boa barbárie”.
Márcio Seligmann-Silva
Autor1MISSAC, PIERRE

Especificação

ISBN9786555190441
TítuloPassagem de Walter Benjamin
EditoraILUMINURAS
Formato22.5 X 15.5 cm
Espessura12 cm
Páginas208
IdiomaPortuguês
AssuntoBIOGRAFIAS
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição2ª Edição
Ano de Publicação2020

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

  • Devaneios-do-caminhante-solit�rio
    Comprar

    Editora Unesp

    Devaneios do caminhante solitário

    Autor1
    • ROUSSEAU, JEAN-JACQUES

    R$ 48,00 2x de R$ 24,00

    77130

  • 9786557110171
    Comprar

    Editora Unesp

    Foucault

    Autor1
    • GUTTING, GARY

    R$ 52,00 2x de R$ 26,00

    65718

  • Nietzsche
    Comprar

    Editora Unesp

    Nietzsche

    Autor1
    • HAYMAN, RONALD

    R$ 29,00

    60985

  • Repensando-os-tr�picos
    Comprar

    Editora Unesp

    Repensando os trópicos

    Autor1
    • BURKE, PETER

    R$ 89,00 4x de R$ 22,25

    5916

  • A-pena-e-a-espada
    Comprar

    Editora Unesp

    pena e a espada, A

    Autor1
    • BARSAMIAN, DAVID

    R$ 48,00 2x de R$ 24,00

    5693

  • Cartas-de-Claudio-Monteverdi
    Comprar

    Editora Unesp

    Cartas de Claudio Monteverdi

    Autor1
    • MONTEVERDI, CLAUDIO

    R$ 52,00 2x de R$ 26,00

    5464

  • O-of�cio-alheio
    Comprar

    Editora Unesp

    ofício alheio, O

    Autor1
    • LEVI, PRIMO

    R$ 72,00 3x de R$ 24,00

    5460

  • Princesa-Isabel-do-Brasil
    Comprar

    Editora Unesp

    Princesa Isabel do Brasil

    Autor1
    • BARMAN, RODERICK J.

    R$ 78,00 3x de R$ 26,00

    5680

  • As-abandonadoras
    Comprar

    Zahar

    As abandonadoras

    Autor1
    • RANDOW, ELISA VON

    R$ 79,90 3x de R$ 26,63

    83731

  • Quem-disse-que-seria-f�cil-
    Comprar

    Agir

    Quem disse que seria fácil?

    Autor1
    • PRIETO, RENATO

    R$ 49,90 2x de R$ 24,95

    82733

  • Jamais-estive-s�
    Comprar

    Editora Contexto

    Jamais estive só

    Autor1
    • GOLDSZTAJN, MARGARIDA

    R$ 99,90 4x de R$ 24,97

    82341

  • N�s
    Comprar

    Companhia das Letras

    Nós

    Autor1

    R$ 69,90 3x de R$ 23,30

    81663

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos