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Nos bastidores do cinema: a trajetória do papel às telas no filme Primo Basílio

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Descrição

Toda obra pode ser considerada uma reescritura, e essa reescritura demonstra o próprio desenvolvimento como obra de arte, pois cada texto, seja ele em seu mais particular gênero, demanda um percurso, muitas vezes minucioso, até chegar à conclusão. Assim, este livro coloca o leitor diante do processo criativo fílmico, considerando os elementos constituintes da sétima arte. A apresentação do roteiro filmado, fornecido pela assessoria do diretor do filme, e o DVD contendo o making of, cenas cortadas, entrevistas etc. são elementos fundamentais para o desvelar desse processo. O roteiro é um texto escrito que será traduzido para a linguagem audiovisual em sua essência, e o diretor/roteirista deve optar pela melhor palavra, o melhor diálogo, o ator mais adequado para aquele personagem, os personagens mais interessantes para compor a trama, o melhor início/fim, a melhor música para marcar a história central, isto é, um ato permanente de tomadas de decisão. Por depender do desempenho simultâneo de diversos artistas e profissionais, pode-se afirmar que o cinema é uma arte coletiva. Por isso, as abordagens concernentes à linguagem cinematográfica (movimentos de câmera, enquadramentos, angulações), ao desempenho dos atores, à sonoplastia, à simbologia e aos textos imagéticos, para citar alguns, também influenciam e (re)criam o filme, fazendo parte de sua gênese. Para a realização da obra, é apresentada a transmutação da linguagem narrativa literária para a fílmica. O corpus utilizado foi o filme Primo Basílio (2007), dirigido por Daniel Filho e roteirizado por Euclydes Marinho, obra esta transposta do romance de Eça de Queirós (1878). A partir do diálogo entre os pressupostos da gênese da criação, de conhecimentos teóricos sobre cinematografia e da teoria sobre a tradução intersemiótica, é mostrado o trajeto seguido para que o filme pudesse chegar ao espectador.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9786558320173
TítuloNos bastidores do cinema: a trajetória do papel às telas no filme Primo Basílio
EditoraEDUEL
Formato16 X 23 cm
Espessura1,5 cm
Páginas0
IdiomaPortuguês
AssuntoARTES
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Ano de Publicação2021

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Sinopse1Toda obra pode ser considerada uma reescritura, e essa reescritura demonstra o próprio desenvolvimento como obra de arte, pois cada texto, seja ele em seu mais particular gênero, demanda um percurso, muitas vezes minucioso, até chegar à conclusão. Assim, este livro coloca o leitor diante do processo criativo fílmico, considerando os elementos constituintes da sétima arte. A apresentação do roteiro filmado, fornecido pela assessoria do diretor do filme, e o DVD contendo o making of, cenas cortadas, entrevistas etc. são elementos fundamentais para o desvelar desse processo. O roteiro é um texto escrito que será traduzido para a linguagem audiovisual em sua essência, e o diretor/roteirista deve optar pela melhor palavra, o melhor diálogo, o ator mais adequado para aquele personagem, os personagens mais interessantes para compor a trama, o melhor início/fim, a melhor música para marcar a história central, isto é, um ato permanente de tomadas de decisão. Por depender do desempenho simultâneo de diversos artistas e profissionais, pode-se afirmar que o cinema é uma arte coletiva. Por isso, as abordagens concernentes à linguagem cinematográfica (movimentos de câmera, enquadramentos, angulações), ao desempenho dos atores, à sonoplastia, à simbologia e aos textos imagéticos, para citar alguns, também influenciam e (re)criam o filme, fazendo parte de sua gênese. Para a realização da obra, é apresentada a transmutação da linguagem narrativa literária para a fílmica. O corpus utilizado foi o filme Primo Basílio (2007), dirigido por Daniel Filho e roteirizado por Euclydes Marinho, obra esta transposta do romance de Eça de Queirós (1878). A partir do diálogo entre os pressupostos da gênese da criação, de conhecimentos teóricos sobre cinematografia e da teoria sobre a tradução intersemiótica, é mostrado o trajeto seguido para que o filme pudesse chegar ao espectador.
Autor1FRANCISCO, EVA CRISTINA

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