310103587429
No horizonte do bom senso
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

style="text-align: justify;">Este livro é um chamamento ao bom senso. Nele, o economista Ladislau Dowbor apresenta, nas formas breves e livres do aforismo, uma reflexão sobre os principais aspectos da crise civilizatória que vivemos: a pane social e a irracionalidade, os desafios da ética e do bem-estar social, as desigualdades sociais e o mundo das corporações, o endividamento generalizado e a deformação financeira, o papel da economia e o papel do Estado, a nova sociedade de informação e o poder das narrativas e, naturalmente, a pandemia da covid-19. Temas de primeira ordem abordados a partir da visão macroeconômica e humanista de Dowbor, fruto de uma trajetória que engloba a formação em Economia Política na Universidade de Lausanne, onde se formavam os banqueiros suíços; a luta armada contra a ditadura no Brasil; a construção do primeiro governo da Guiné-Bissau independente; o doutorado em Planejamento na Universidade de Varsóvia, em plena Polônia comunista; a construção do governo Erundina em São Paulo e tantas consultorias a diferentes países pelas Nações Unidas. Desafios e aprendizados que ele vem compartilhando em sala de aula, onde atua há 50 anos; e por meio de grandiosa produção intelectual, capaz de articular o local e o global, e que ultrapassa cinquenta livros e capítulos, todos disponíveis em seu site. Autor de autêntica pedagogia da economia, Dowbor vem explicitando ao público amplo como funciona o dinheiro (Os estranhos caminhos do nosso dinheiro), quais são os mecanismos econômicos (O pão nosso de cada dia) e denunciando as estratégias de extorsão dos nossos recursos e direitos pelas corporações do sistema financeiro (A era do capital improdutivo, O capitalismo se desloca). Sua premissa é lógica e ética: a economia deve servir ao bem-estar da maioria das famílias, não aos interesses da minoria improdutiva. A inclusão dos mais pobres na cidadania, além de felicidade, gera desenvolvimento econômico. Seus aforismos sintetizam as ideias-chaves desse pensamento. Tatiana Carlotti é jornalista, mestre em Literatura pela PUC-SP e doutora em Linguística pela USP.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1style="text-align: justify;"egt;Este livro é um chamamento ao bom senso. Nele, o economista Ladislau Dowbor apresenta, nas formas breves e livres do aforismo, uma reflexão sobre os principais aspectos da crise civilizatória que vivemos: a pane social e a irracionalidade, os desafios da ética e do bem-estar social, as desigualdades sociais e o mundo das corporações, o endividamento generalizado e a deformação financeira, o papel da economia e o papel do Estado, a nova sociedade de informação e o poder das narrativas e, naturalmente, a pandemia da covid-19.
Temas de primeira ordem abordados a partir da visão macroeconômica e humanista de Dowbor, fruto de uma trajetória que engloba a formação em Economia Política na Universidade de Lausanne, onde se formavam os banqueiros suíços; a luta armada contra a ditadura no Brasil; a construção do primeiro governo da Guiné-Bissau independente; o doutorado em Planejamento na Universidade de Varsóvia, em plena Polônia comunista; a construção do governo Erundina em São Paulo e tantas consultorias a diferentes países pelas Nações Unidas. Desafios e aprendizados que ele vem compartilhando em sala de aula, onde atua há 50 anos; e por meio de grandiosa produção intelectual, capaz de articular o local e o global, e que ultrapassa cinquenta livros e capítulos, todos disponíveis em seu site.
Autor de autêntica pedagogia da economia, Dowbor vem explicitando ao público amplo como funciona o dinheiro (Os estranhos caminhos do nosso dinheiro), quais são os mecanismos econômicos (O pão nosso de cada dia) e denunciando as estratégias de extorsão dos nossos recursos e direitos pelas corporações do sistema financeiro (A era do capital improdutivo, O capitalismo se desloca). Sua premissa é lógica e ética: a economia deve servir ao bem-estar da maioria das famílias, não aos interesses da minoria improdutiva. A inclusão dos mais pobres na cidadania, além de felicidade, gera desenvolvimento econômico. Seus aforismos sintetizam as ideias-chaves desse pensamento.
Tatiana Carlotti é jornalista, mestre em Literatura pela PUC-SP e doutora em Linguística pela USP.
Autor1DOWBOR, LADISLAU

Especificação

ISBN9786586111958
TítuloNo horizonte do bom senso
EditoraEDICOES SESC
Formato12 X 21 cm
Espessura1 cm
Páginas140
IdiomaPortuguês
AssuntoPOLITICA E RELACOES INTERNACIONAIS
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2023

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos