310100119590
LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Como pensar as relações entre literatura e escola em tempos como os nossos? É possível (e mais - é desejável) potencializar a literatura na formação de crianças e jovens, pela via educacional? Que mudanças são necessárias? O que sabemos, podemos e queremos em relação às práticas escolares atinentes à literatura? Qual o papel da literatura na educação e, particularmente, na escola? Nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, tem havido intensa discussão sobre literatura e educação e uma crítica ferrenha às práticas escolares de (não) leituras literárias. Ao contrário do ensino de língua - que, aos poucos, vai se renovando -, a literatura na escola resiste às mudanças e se vê relegada a lugar secundário e sem força na formação das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Com o refinamento das novas tecnologias e a adesão dos estudantes a elas, reforçam-se algumas problemáticas a partir das quais se tornou premente reunir neste livro professores e pesquisadores para pensar a respeito de - o que se ensinaria se de fato se 'ensinasse literatura'? O que se ensina hoje na escola quando se ensina literatura, tendo como premissa que, quando dizemos 'literatura', estamos pensando no texto literário e não em outra coisa - como simulacros, resumos, história da literatura, estilos de época, conjunto de obras etc.?

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Como pensar as relações entre literatura e escola em tempos como os nossos? É possível (e mais - é desejável) potencializar a literatura na formação de crianças e jovens, pela via educacional? Que mudanças são necessárias? O que sabemos, podemos e queremos em relação às práticas escolares atinentes à literatura? Qual o papel da literatura na educação e, particularmente, na escola? Nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, tem havido intensa discussão sobre literatura e educação e uma crítica ferrenha às práticas escolares de (não) leituras literárias. Ao contrário do ensino de língua - que, aos poucos, vai se renovando -, a literatura na escola resiste às mudanças e se vê relegada a lugar secundário e sem força na formação das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Com o refinamento das novas tecnologias e a adesão dos estudantes a elas, reforçam-se algumas problemáticas a partir das quais se tornou premente reunir neste livro professores e pesquisadores para pensar a respeito de - o que se ensinaria se de fato se 'ensinasse literatura'? O que se ensina hoje na escola quando se ensina literatura, tendo como premissa que, quando dizemos 'literatura', estamos pensando no texto literário e não em outra coisa - como simulacros, resumos, história da literatura, estilos de época, conjunto de obras etc.?
Autor1DALVI, MARIA AMELIA

Especificação

ISBN9788579340642
TítuloLEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA
EditoraPARABOLA EDITORIAL
Formato16 X 23 cm
Espessura1 cm
Páginas166
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO E PEDAGOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2013

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos