Sinopse1 | O que é a realidade? Como percebemos a realidade? De que modo e até que ponto a linguagem nos permite conhecer o real? Eis os temas básicos do presente ensaio.
Para o senso comum, a realidade parece não constituir problema algum: real é todo o universo estável e tangível de sons, cores, formas, espaços e movimentos. Trata-se, no entanto, de uma ilusão: na verdade, o que julgamos ser a realidade não passa de um produto da nossa percepção cultural. Percebemos os objetos que as nossas práticas culturais já definiram previamente, em outras palavras, a realidade já foi fabricada por toda uma rede de estereótipos culturais, que condicionam a percepção. Tais estereótipos, por sua vez, são garantidos e reforçados pela linguagem. O processo do conhecimento é regulado, então, por uma contínua interação de práticas culturais, percepção e linguagem. Suponhamos, todavia, numa hipótese perversa, que nos encontrássemos diante do mundo, desprovidos de práticas culturais, de estereótipos e de linguagem. Como veríamos a realidade? O que perceberíamos? Como olharíamos as pessoas, os objetos, as situações? Pois essa hipótese está visualizada no olhar do protagonista de "O Enigma de Kaspar Hauser", filme de W. Herzog (1974). E foi justamente no olhar de Kaspar Hauser que se inspirou Izidoro Blikstein, ao produzir o presente ensaio. Convidado pela perplexidade de Kaspar Hauser, o Autor revisita um clássico tema, muito caro às Ciências Humanas: a relação entre linguagem, percepção, conhecimento e realidade. Doutor e Livre-Docente em Linguística, Izidoro Blikstein vem-se dedicando à docência e pesquisa nas áreas de Linguística, Comunicação e Semiologia. |
---|---|
Autor1 | BLIKSTEIN, IZIDORO |
ISBN | 9788531602221 |
---|---|
Título | KASPAR HAUSER OU A FABRICAÇÃO DA REALIDADE |
Editora | CULTRIX |
Formato | 13X19 cm |
Espessura | 1 cm |
Páginas | 100 |
Idioma | Português |
Assunto | LINGUISTICA |
Tipo de Capa | LIVRO BROCHURA (PAPERBACK) |
Edição | 9ª Edição |
Ano de Publicação | 2003 |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais