ISBN | 9788574783628 |
---|---|
Título | INTERPRETAÇÃO DA IMAGEM, A - SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE ARTE |
Editora | MAUAD |
Formato | 16 X 23 cm |
Espessura | 2 cm |
Páginas | 241 |
Idioma | Português |
Assunto | ARTE / ESTETICA |
Tipo de Capa | LIVRO BROCHURA (PAPERBACK) |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2011 |
Sinopse1 | O tema deste livro é a interpretação da imagem, e seu objetivo, elaborar estratégias de ensino para desenvolver esta habilidade no aluno. A primeira parte trata do conceito de interpretação. A partir da oposição entre a experiência sensorial e o conhecimento racional, tradicionalmente discutida pelas teorias estéticas, são apresentados alguns pressupostos da Semiótica de Peirce, da Psicologia da Representação de Gombrich, entre outros autores que apresentam a atividade dos sentidos como um processo contínuo de interpretação e construção de significados. Essas ideias fundamentam o conjunto de oficinas pedagógicas apresentado nas duas partes seguintes do livro. O Olhar sincrônico se baseia em conceitos oriundos das teorias da linguagem (Peirce e Jakobson), os quais são aplicados para interpretar todo tipo de imagem. Nele é enfatizado o eixo da recepção, isto é, as interpretações que o estudante realiza a partir de suas próprias referências culturais. O outro conjunto de oficinas – Olhar diacrônico – prioriza o eixo da emissão, apresentando algumas características do desenvolvendo histórico da arte ocidental hegemônica, também baseado nos conceitos de diferentes autores: Gombrich, Wölfflin, Ostrower, Hauser e Arendt. Em ambos os casos, ao invés de oferecer interpretações já feitas, são apresentados apenas alguns conceitos-chave desenvolvidos por esses autores, estimulando o estudante a pensar junto com os teóricos, realizando suas próprias interpretações sobre a arte e demais signos da cultura visual. |
---|---|
Autor1 | LOSADA, TEREZINHA |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais