310100103742
INTERPRETAÇÃO DA IMAGEM, A - SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE ARTE
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

O tema deste livro é a interpretação da imagem, e seu objetivo, elaborar estratégias de ensino para desenvolver esta habilidade no aluno. A primeira parte trata do conceito de interpretação. A partir da oposição entre a experiência sensorial e o conhecimento racional, tradicionalmente discutida pelas teorias estéticas, são apresentados alguns pressupostos da Semiótica de Peirce, da Psicologia da Representação de Gombrich, entre outros autores que apresentam a atividade dos sentidos como um processo contínuo de interpretação e construção de significados. Essas ideias fundamentam o conjunto de oficinas pedagógicas apresentado nas duas partes seguintes do livro. O Olhar sincrônico se baseia em conceitos oriundos das teorias da linguagem (Peirce e Jakobson), os quais são aplicados para interpretar todo tipo de imagem. Nele é enfatizado o eixo da recepção, isto é, as interpretações que o estudante realiza a partir de suas próprias referências culturais. O outro conjunto de oficinas – Olhar diacrônico – prioriza o eixo da emissão, apresentando algumas características do desenvolvendo histórico da arte ocidental hegemônica, também baseado nos conceitos de diferentes autores: Gombrich, Wölfflin, Ostrower, Hauser e Arendt. Em ambos os casos, ao invés de oferecer interpretações já feitas, são apresentados apenas alguns conceitos-chave desenvolvidos por esses autores, estimulando o estudante a pensar junto com os teóricos, realizando suas próprias interpretações sobre a arte e demais signos da cultura visual.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788574783628
TítuloINTERPRETAÇÃO DA IMAGEM, A - SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE ARTE
EditoraMAUAD
Formato16 X 23 cm
Espessura2 cm
Páginas241
IdiomaPortuguês
AssuntoARTE / ESTETICA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2011

Home

Sinopse1O tema deste livro é a interpretação da imagem, e seu objetivo, elaborar estratégias de ensino para desenvolver esta habilidade no aluno. A primeira parte trata do conceito de interpretação. A partir da oposição entre a experiência sensorial e o conhecimento racional, tradicionalmente discutida pelas teorias estéticas, são apresentados alguns pressupostos da Semiótica de Peirce, da Psicologia da Representação de Gombrich, entre outros autores que apresentam a atividade dos sentidos como um processo contínuo de interpretação e construção de significados. Essas ideias fundamentam o conjunto de oficinas pedagógicas apresentado nas duas partes seguintes do livro. O Olhar sincrônico se baseia em conceitos oriundos das teorias da linguagem (Peirce e Jakobson), os quais são aplicados para interpretar todo tipo de imagem. Nele é enfatizado o eixo da recepção, isto é, as interpretações que o estudante realiza a partir de suas próprias referências culturais. O outro conjunto de oficinas – Olhar diacrônico – prioriza o eixo da emissão, apresentando algumas características do desenvolvendo histórico da arte ocidental hegemônica, também baseado nos conceitos de diferentes autores: Gombrich, Wölfflin, Ostrower, Hauser e Arendt. Em ambos os casos, ao invés de oferecer interpretações já feitas, são apresentados apenas alguns conceitos-chave desenvolvidos por esses autores, estimulando o estudante a pensar junto com os teóricos, realizando suas próprias interpretações sobre a arte e demais signos da cultura visual.
Autor1LOSADA, TEREZINHA

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos