310100129708
IAC: PRIMEIRA ESCOLA DE DESIGN DO BRASIL
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

O Instituto de Arte Contemporânea (IAC) do MASP foi a primeira escola de desenho industrial do Brasil. Inaugurada em 1951, com a exposição de obras do artista suíço Max Bill, a escola reuniu grandes nomes. Entre seus professores estavam Lina Bo Bardi, Pietro Maria Bardi, Jacob Ruchti, Oswaldo Bratke, Roger Bastide, Flávio Motta, entre outros. Lá estudaram alguns dos que formariam uma geração de importantes designers modernos brasileiros, entre os quais Alexandre Wollner, Emilie Chamie, Estella Aronis e Ludovico Martino. Ethel Leon discute as origens intelectuais da escola, retomando as diferentes fases da Bauhaus e do Instituto de Design de Chicago. Debate seus dilemas no ambiente paulistano que se modernizava e os entraves à sua continuidade, que são problemas originários de nossa condição periférica, especialmente nos anos anteriores à grande arrancada industrialista do governo Juscelino Kubitschek. Escola original, que compreendia atividades ligadas à Moda, ao Design Gráfico e de produtos, vinculada às práticas artísticas do Museu, o IAC antecedeu a lendária escola de Ulm e igualava, entre seus heróis, os arquitetos utópicos europeus e os designers do mercado norte-americano. Muito mencionada em trabalhos de História do Design Brasileiro, a escola ainda não ganhara pesquisa específica, que se encontra neste volume, enriquecida com prefácio ensaístico da professora Ana Maria Belluzzo.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788521206224
TítuloIAC: PRIMEIRA ESCOLA DE DESIGN DO BRASIL
EditoraBLUCHER
Formato17 X 24 cm
Espessura1 cm
Páginas150
AssuntoARQUITETURA / URBANISMO
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2014

Home

Sinopse1O Instituto de Arte Contemporânea (IAC) do MASP foi a primeira escola de desenho industrial do Brasil. Inaugurada em 1951, com a exposição de obras do artista suíço Max Bill, a escola reuniu grandes nomes. Entre seus professores estavam Lina Bo Bardi, Pietro Maria Bardi, Jacob Ruchti, Oswaldo Bratke, Roger Bastide, Flávio Motta, entre outros. Lá estudaram alguns dos que formariam uma geração de importantes designers modernos brasileiros, entre os quais Alexandre Wollner, Emilie Chamie, Estella Aronis e Ludovico Martino. Ethel Leon discute as origens intelectuais da escola, retomando as diferentes fases da Bauhaus e do Instituto de Design de Chicago. Debate seus dilemas no ambiente paulistano que se modernizava e os entraves à sua continuidade, que são problemas originários de nossa condição periférica, especialmente nos anos anteriores à grande arrancada industrialista do governo Juscelino Kubitschek. Escola original, que compreendia atividades ligadas à Moda, ao Design Gráfico e de produtos, vinculada às práticas artísticas do Museu, o IAC antecedeu a lendária escola de Ulm e igualava, entre seus heróis, os arquitetos utópicos europeus e os designers do mercado norte-americano. Muito mencionada em trabalhos de História do Design Brasileiro, a escola ainda não ganhara pesquisa específica, que se encontra neste volume, enriquecida com prefácio ensaístico da professora Ana Maria Belluzzo.
Autor1LEON, ETHEL

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