Sinopse1 | Esta obra contribui com estudos e práticas ligadas ao fazer cotidiano do professor de Língua Portuguesa, quer no âmbito do Ensino Fundamental e Médio, quer no Universitário. Reúne trabalhos sobre questões referentes ao ensino de Língua Portuguesa tendo como eixo norteador o texto. As discussões teórico-metodológicas, de cada conjunto de textos, ocorrem, respectivamente, a partir de três perspectivas, que são a análise do discurso, a enunciação e o interacionismo. Para além das questões teóricas, os estudos presentes neste livro contribuem com aspectos práticos, substanciais para um trabalho que efetivamente leve em conta o uso e o funcionamento corretos da língua.
Levando em conta a temática do livro e os pressupostos teórico-metodológicos de cada um dos textos, estes foram organizados de forma a manterem a singularidade de seus autores, mas que nos possibilitem entender que esta sempre marca a historicidade e o lugar social daqueles(as) que escrevem. Nessa perspectiva, são levadas em conta diferentes temáticas, que constituem a estrutura do livro: o primeiro conjunto de textos discute o ensino de línguas na perspectiva discursiva; o segundo aborda a leitura e a escrita; o terceiro contempla o ensino da gramática. Por fim, o obra traz uma investigação sobre os princípios educacionais e lingüísticos que nortearam os Planos Nacionais de Educação para o Ensino Secundário nos governos Vargas e Fernando Henrique Cardoso (PCNs). |
---|---|
Autor1 | RASIA, GESULDA DOS SANTOS |
ISBN | 9788574296005 |
---|---|
Título | ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS |
Editora | UNIJUI |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 2 cm |
Páginas | 272 |
Idioma | Português |
Assunto | LETRAS / LINGUISTICA |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2007 |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais