Sinopse1 | Este trabalho analisa a política pública de Educação Infantil formalizada na esfera federal e suas implicações na ação institucional no âmbito do município de Dourados MS, no período de 1988 a 1998. Esta análise usa, como fontes primárias as legislações nacional e municipal, documentos oficiais, assim como dados estatísticos e informações locais coletadas por meio de entrevistas. Como resultado desta análise, constatou-se a centralidade atribuída ao ensino fundamental, manifesta, entre outras, na política de financiamento, imprimindo um caráter secundário aos outros níveis da educação básica, notadamente a infantil. A ênfase ao ensino fundamental explícita na política educacional brasileira, também está presente nas diretrizes dos Organismos Internacionais como Banco Mundial, UNICEF e UNESCO. Redução no atendimento à criança da Educação Infantil, diferenciação entre creche e pré-escola são alguns dos reflexos desta política sentidos a âmbito local. Conclui-se que as metas apontadas nos documentos do MEC para a Educação Infantil não estão se concretizando, uma vez que faltam condições materiais para a sua consecução. |
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Autor1 | REAL, GISELLE CRISTINA MARTINS |
ISBN | 8576130432 |
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Título | EDUCAÇÃO INFANTIL - POLITICAS PUBLICAS E ACAO INSTITUCIONAL |
Editora | UFMS |
Formato | 12X18 cm |
Espessura | 2 cm |
Páginas | 208 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Tipo de Capa | LIVRO BROCHURA (PAPERBACK) |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2004 |
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