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Didatização lúdica no ensino de química/ciências
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Este livro defende que, com conceitos e atitudes que estejam alocados dentro deste século XXI, podemos contribuir com a resolução dos problemas relacionados à educação que vêm sendo vivenciados presentemente. Para tanto, valorizamos o uso da ludicidade no formato de jogos educacionais como catalizadores na promoção de um, digamos, "salto quântico", que pode auxiliar no estabelecimento do sincronismo supracitado. Essa possibilidade se dá em razão de há várias características presentes nos jogos que corroboram o entendimento de que existe uma sinergia entre jogar e aprender. Para o professor e psicólogo Spencer Kagan, os educadores da atualidade estão sendo desafiados a incorporar mudanças em suas estratégias instrucionais. O desafio é desenvolver um currículo rico, dinâmico e inovador, levando a uma constituição de estruturas de aprendizagem sistêmicas. Tais estruturas, quando inseridas em sala de aula, são capazes de tornar os alunos mais ativos em relação à sua aprendizagem, pois os colocam como protagonistas diante do processo de apropriação de conhecimentos distintos. Em consonância com o exposto, os jogos vão ao encontro dos ideais preconizados por Spencer Kagan, pois eles atuam como estratégias ou recursos instrucionais que possuem elevado potencial para fornecer aprendizagens de temas ou conteúdos com diferentes complexidades, precisando, para tanto, de um rigoroso planejamento didático sobre a atividade lúdica que deseja promover. O campo do desenvolvimento e da utilização de jogos educacionais no brasil é amplo. Cada vez mais, os jogos fazem parte da rotina dos espaços de ensino formal e informal e isso pode ser facilmente constatado ao observar as inúmeras publicações de cunho acadêmicocientífico que legitimam esse quadro referente à inserção da ludicidade nos diferentes níveis de ensino. Não é à toa que as publicações tenham crescimento constante. Não podemos inibir ou rechaçar a presença do lúdico nos ambientes educativos. O que nos cabe é dar direcionamentos teórico-metodológicos que assegurem a presença do lúdico de forma mais rigorosa no que tange aos preceitos científicos necessários para dar robustez às pesquisas envolvendo a ludicidade e a aprendizagem (...).

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Sinopse1Este livro defende que, com conceitos e atitudes que estejam alocados dentro deste século XXI, podemos contribuir com a resolução dos problemas relacionados à educação que vêm sendo vivenciados presentemente. Para tanto, valorizamos o uso da ludicidade no formato de jogos educacionais como catalizadores na promoção de um, digamos, "salto quântico", que pode auxiliar no estabelecimento do sincronismo supracitado. Essa possibilidade se dá em razão de há várias características presentes nos jogos que corroboram o entendimento de que existe uma sinergia entre jogar e aprender. Para o professor e psicólogo Spencer Kagan, os educadores da atualidade estão sendo desafiados a incorporar mudanças em suas estratégias instrucionais. O desafio é desenvolver um currículo rico, dinâmico e inovador, levando a uma constituição de estruturas de aprendizagem sistêmicas. Tais estruturas, quando inseridas em sala de aula, são capazes de tornar os alunos mais ativos em relação à sua aprendizagem, pois os colocam como protagonistas diante do processo de apropriação de conhecimentos distintos. Em consonância com o exposto, os jogos vão ao encontro dos ideais preconizados por Spencer Kagan, pois eles atuam como estratégias ou recursos instrucionais que possuem elevado potencial para fornecer aprendizagens de temas ou conteúdos com diferentes complexidades, precisando, para tanto, de um rigoroso planejamento didático sobre a atividade lúdica que deseja promover. O campo do desenvolvimento e da utilização de jogos educacionais no brasil é amplo. Cada vez mais, os jogos fazem parte da rotina dos espaços de ensino formal e informal e isso pode ser facilmente constatado ao observar as inúmeras publicações de cunho acadêmicocientífico que legitimam esse quadro referente à inserção da ludicidade nos diferentes níveis de ensino. Não é à toa que as publicações tenham crescimento constante. Não podemos inibir ou rechaçar a presença do lúdico nos ambientes educativos. O que nos cabe é dar direcionamentos teórico-metodológicos que assegurem a presença do lúdico de forma mais rigorosa no que tange aos preceitos científicos necessários para dar robustez às pesquisas envolvendo a ludicidade e a aprendizagem (...).
Autor1CLEOPHAS, MARIA DAS GRACAS (ORG.)

Especificação

ISBN9788578615659
TítuloDidatização lúdica no ensino de química/ciências
EditoraLIVRARIA DA FISICA
Formato16 X 23 cm
Espessura2,0 cm
Páginas292
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO E PEDAGOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2019

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