310100154134
BENCAO AOS MAIS VELHOS: PODER E SENIORIDADE NOS TERREIROS DE CANDOMBLE, A
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Considerando que a velhice é uma categoria social legítima e com base em uma abordagem interdisciplinar, o autor penetra nas teias das hierarquias dos terreiros, verifica as relações de poder e a maneira como os “mais velhos” se integram nessas comunidades. Buscando saber de que modo se dá a construção cultural dessa categoria no Candomblé – uma religião calcada nos princípios de senioridade e ancestralidade -, a obra que você agora tem em mãos faz um retrato histórico e sociológico sobre como as pessoas representam a velhice no interior dos terreiros, de que forma a constroem e a vivenciam na prática diária de sua espiritualidade. Além disso, o autor ainda aborda a velhice sob uma ótica interpretativa, apontando uma forma distinta de envelhecimento para um grupo específico, com características peculiares: no Candomblé, a velhice é sempre um ideal a ser atingido, é fonte de autoridade e denota o poder que reveste os altos postos de sua hierarquia. Ao estudar a importância dos “mais velhos” no Candomblé, Rodney William Eugênio nos mostra que a visão de mundo africana é preservada nos terreiros, revelando as especificidades de um povo e de sua cultura. Lançado na Assembléia Legislativa de SP durante as comemorações aos 50 anos de iniciação de Pai Pérsio de Xangô, "A Bênção aos Mais Velhos" é, acima de tudo, um estudo sobre a velhice e o envelhecimento - uma tentativa de compartilhar vivências e buscar conhecimentos, preservando, assim, um patrimônio convencionalmente transmitido pela oralidade.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Considerando que a velhice é uma categoria social legítima e com base em uma abordagem interdisciplinar, o autor penetra nas teias das hierarquias dos terreiros, verifica as relações de poder e a maneira como os “mais velhos” se integram nessas comunidades.

Buscando saber de que modo se dá a construção cultural dessa categoria no Candomblé – uma religião calcada nos princípios de senioridade e ancestralidade -, a obra que você agora tem em mãos faz um retrato histórico e sociológico sobre como as pessoas representam a velhice no interior dos terreiros, de que forma a constroem e a vivenciam na prática diária de sua espiritualidade.

Além disso, o autor ainda aborda a velhice sob uma ótica interpretativa, apontando uma forma distinta de envelhecimento para um grupo específico, com características peculiares: no Candomblé, a velhice é sempre um ideal a ser atingido, é fonte de autoridade e denota o poder que reveste os altos postos de sua hierarquia.

Ao estudar a importância dos “mais velhos” no Candomblé, Rodney William Eugênio nos mostra que a visão de mundo africana é preservada nos terreiros, revelando as especificidades de um povo e de sua cultura.

Lançado na Assembléia Legislativa de SP durante as comemorações aos 50 anos de iniciação de Pai Pérsio de Xangô, "A Bênção aos Mais Velhos" é, acima de tudo, um estudo sobre a velhice e o envelhecimento - uma tentativa de compartilhar vivências e buscar conhecimentos, preservando, assim, um patrimônio convencionalmente transmitido pela oralidade.
Autor1EUGENIO, RODNEY WILLIAM

Especificação

ISBN9788556270047
TítuloBENCAO AOS MAIS VELHOS: PODER E SENIORIDADE NOS TERREIROS DE CANDOMBLE, A
EditoraAROLE CULTURAL
Formato14 X 21 cm
Espessura1,0 cm
Páginas208
IdiomaPortuguês
AssuntoRELIGIAO
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2017

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos