ISBN | 9789724418599 |
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Título | AZUIS ULTRAMARINOS. PROPAGANDA COLONIAL E CENS.. |
Editora | EDICOES 70 |
Idioma | Português |
Formato | 16X23 cm |
Espessura | 1 cm |
Páginas | 360 |
Assunto | SOCIOLOGIA |
Tipo de Capa | LIVRO BROCHURA (PAPERBACK) |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2018 |
Sinopse1 | "Quando emergiu a geracao do Cinema Novo, quais foram as evidencias da (im)possibilidade de um outro olhar sobre as colonias portuguesas em obras de autor que foram censuradas e proibidas? Como e que a propaganda do Estado Novo filmou o ""modo portugues de estar no mundo""? Este ensaio e um contributo decisivo para o estudo sobre a forma como Portugal ""imaginou"", durante a ditadura, o seu colonialismo atraves da setima arte. ""Em campo"", e feita uma analise das representacoes coloniais impostas pelas actualidades cinematograficas de propaganda, nomeadamente, o Jornal Portugues (1938-1951) e Imagens de Portugal (1953-1970), publicacoes financiadas pelo Estado Novo. Em ""contracampo"", sao recuperados tres casos de filmes de autor proibidos: Catembe (1965) e Deixem-me ao menos subir as palmeiras... (1972), filmados em Mocambique por Manuel Faria de Almeida e Joaquim Lopes Barbosa, respectivamente, e ainda Esplendor selvagem (1972), rodado em Angola, por Antonio de Sousa. O vislumbre do ""homem imaginado"" pelo cinema colonial produzido durante o Estado Novo atraves deste dispositivo ""campo/contracampo"" faz emergir um imenso ""fora de campo"", mais amplo do que aqueles que o olhar da camara permite captar, de acordo com um programa politico ou uma sensibilidade de autor." |
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Autor1 | PICARRA, MARIA DO CARMO |
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