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AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Este livro tem como principal objetivo possibilitar uma ampla fundamentação teórica cenceitual em torno da avaliação educacional, procurando ao mesmo tempo, com sentido crítico e problematizador, dar visibilidade às dimensões sociais, ideológicas e gestionárias que fizeram da avaliação um dos eixos estruturais das políticas (e reformas) educativas contemporâneas. Após uma breve revisão de algumas teorias do Estado, quer para melhor compreender a natureza política do Estado-providência e sua crise, quer para melhor interpretar as recentes mutações na natureza e configuração do Estado em face do mercado, o autor propõe um guadro teórico-conceptual original que visa precisamente elucidar, do ponto de vista sociológico, as mudanças na avaliação ocorridas em diferentes países nas últimas décadas. Os limites analíticos de um quadro teórico baseado apenas na compreensão ou descrição das referidas mudanças, bem como a constatação de que, apesar de tudo, em muitos países, se desenvolvem reacções anticonservadoras que conduziram à permanência e resistência de políticas educativas (ainda) referenciáveis ao modelo de Estado-providência, estimularam o autor a retornar a defesa de uma concepção radical das potencialidades educacionais (não esgotadas) da 'avaliação formativa'. Neste sentido, e como antídoto às modalidades de avaliação que têm vindo a dar suporte a políticas de regulação neoliberal, defende ser urgente resgatar a avaliação formativa como dipositivo emancipatório, já que esta contém possibilidades para ajudar a promover a concretização efectiva dos diretoras culturais e educacionais, hoje fortemente ameaçados.

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Sinopse1Este livro tem como principal objetivo possibilitar uma ampla fundamentação teórica cenceitual em torno da avaliação educacional, procurando ao mesmo tempo, com sentido crítico e problematizador, dar visibilidade às dimensões sociais, ideológicas e gestionárias que fizeram da avaliação um dos eixos estruturais das políticas (e reformas) educativas contemporâneas. Após uma breve revisão de algumas teorias do Estado, quer para melhor compreender a natureza política do Estado-providência e sua crise, quer para melhor interpretar as recentes mutações na natureza e configuração do Estado em face do mercado, o autor propõe um guadro teórico-conceptual original que visa precisamente elucidar, do ponto de vista sociológico, as mudanças na avaliação ocorridas em diferentes países nas últimas décadas. Os limites analíticos de um quadro teórico baseado apenas na compreensão ou descrição das referidas mudanças, bem como a constatação de que, apesar de tudo, em muitos países, se desenvolvem reacções anticonservadoras que conduziram à permanência e resistência de políticas educativas (ainda) referenciáveis ao modelo de Estado-providência, estimularam o autor a retornar a defesa de uma concepção radical das potencialidades educacionais (não esgotadas) da 'avaliação formativa'. Neste sentido, e como antídoto às modalidades de avaliação que têm vindo a dar suporte a políticas de regulação neoliberal, defende ser urgente resgatar a avaliação formativa como dipositivo emancipatório, já que esta contém possibilidades para ajudar a promover a concretização efectiva dos diretoras culturais e educacionais, hoje fortemente ameaçados.
Autor1AFONSO, ALMERINDO

Especificação

ISBN9788524907524
TítuloAVALIAÇÃO EDUCACIONAL - REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO
EditoraCORTEZ
Formato16 X 23 cm
Espessura1 cm
Páginas151
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO E PEDAGOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição4ª Edição
Ano de Publicação2005

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