Sinopse1 | Na perspectiva de compreender como a educação pode enfrentar a tensão gerada entre as exigências de universalidade das normas (provenientes da tradição pedagógica) e de singularidade da autocriação em sua diferença, fez-se presente a necessidade de discutir o ponto de entrelaçamento entre ética e estética. Ou seja, qual o modo de tratamento ético diante de novas experiências de subjetivação, que apontaria outras perspectivas para a educação. O esforço teórico que tem orientado a autora dialoga com estudiosos que abriram caminhos inovadores para a reflexão moral, tais como: Nietzsche, Schopenhauer, Schiller, Rorty, Nussbaum, Iser, Bohrer, Gadamer, Habermas, Adorno, Welsch.
O que se pretende expor são as possibilidades de a educação configurar uma nova face, em que a contemplação estética atua na vida moral e a singularidade de nossos juízos articula um mundo comum com aquilo que a sensibilidade percebe em cada situação. Daí a atenção vigilante na busca de categorias ajustadas à finitude e à pluralidade do mundo que concedam plausibilidade à reivindicação ética em educação, quando não mais temos estruturas estáveis do ser, como é o caso de uma época pós-metafísica. |
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Autor1 | HERMANN, NADJA |
ISBN | 9788574299075 |
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Título | AUTOCRIAÇÃO E HORIZONTE COMUM |
Editora | UNIJUI |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 1 cm |
Páginas | 176 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2010 |
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