Arqueologias do fantasma (técnica, cinema, etnografia, arquivo)
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

“O arco de questões tratadas neste livro de Serge Margel, fruto de conferências proferidas no Brasil, é bastante amplo: o papel do cinema na revolução tipográfica da poesia, e por outro lado, simetricamente, a arqueologia do cinema encontrada na poesia, os corpos vitrificados nas vitrines das passagens, e as lojas de departamento, todo o corpo de questões propostas pela modernidade fantasmagórica entrevista por Walter Benjamin em “Paris, a capital do século XIX”; o cinema etnográfico de Jean Rouch e a câmera antropófaga, devoradora de duplos; o arquivo, o testemunho, o artefato museográfico, o trauma não registrado do tráfico de escravos no contexto colonial, a etno-ficção de Édouard Glissant. Todos estes temas têm a sua intercessão no fantasma ou espectro, gravado em uma memória exterior, técnica de escrita, rastro, marca, sinal, traço grafado em um suporte. Escritas-cripta, criptogramas, a escrita cifra uma morte que vem assombrar a vida dos vivos, eles próprios vivendo cada vez mais através da morte que os habita.” — João Camillo Penna

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788566786620
TítuloArqueologias do fantasma (técnica, cinema, etnografia, arquivo)
EditoraEDICOES RELICARIO
Formato14 X 21 cm
Espessura1,0 cm
Páginas196
IdiomaPortuguês
AssuntoARTES
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2017

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Sinopse1“O arco de questões tratadas neste livro de Serge Margel, fruto de conferências proferidas no Brasil, é bastante amplo: o papel do cinema na revolução tipográfica da poesia, e por outro lado, simetricamente, a arqueologia do cinema encontrada na poesia, os corpos vitrificados nas vitrines das passagens, e as lojas de departamento, todo o corpo de questões propostas pela modernidade fantasmagórica entrevista por Walter Benjamin em “Paris, a capital do século XIX”; o cinema etnográfico de Jean Rouch e a câmera antropófaga, devoradora de duplos; o arquivo, o testemunho, o artefato museográfico, o trauma não registrado do tráfico de escravos no contexto colonial, a etno-ficção de Édouard Glissant. Todos estes temas têm a sua intercessão no fantasma ou espectro, gravado em uma memória exterior, técnica de escrita, rastro, marca, sinal, traço grafado em um suporte. Escritas-cripta, criptogramas, a escrita cifra uma morte que vem assombrar a vida dos vivos, eles próprios vivendo cada vez mais através da morte que os habita.” - João Camillo Penna
Autor1MARGEL, SERGE

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