A Invenção da celebridade (1750-1850)

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Descrição

Fama e celebridade antes do Instagram e do YouTube. Neste livro, o historiador Antoine Lilti mostra que os mecanismos que elevam pessoas comuns a figuras públicas foram desenvolvidos na Europa, durante o século XVIII, bem antes de existir a indústria do cinema, a imprensa sensacionalista e a televisão. E foram aperfeiçoados, durante o período romântico, em ambos os lados do Atlântico. Personalidades, como o filósofo Voltaire e compositor Franz Liszt, eram celebridades em seu tempo e despertaram a curiosidade e a paixão de fãs. Nem mesmo a política foi poupada dessa agitação cultural: Maria Antonieta, George Washington e Napoleão Bonaparte vivenciaram um mundo político transformado pelas novas exigências da fama. Já não era suficiente desempenhar uma função pública de forma legítima; era crucial ser popular também. Ao mesmo tempo desejada e contestada, a história do surgimento da celebridade ilumina as contradições suscitadas pelo apagamento das fronteiras entre vida pessoal, vida cultural e mercado, percebido na atualidade.

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Sinopse1Fama e celebridade antes do Instagram e do YouTube. Neste livro, o historiador Antoine Lilti mostra que os mecanismos que elevam pessoas comuns a figuras públicas foram desenvolvidos na Europa, durante o século XVIII, bem antes de existir a indústria do cinema, a imprensa sensacionalista e a televisão. E foram aperfeiçoados, durante o período romântico, em ambos os lados do Atlântico. Personalidades, como o filósofo Voltaire e compositor Franz Liszt, eram celebridades em seu tempo e despertaram a curiosidade e a paixão de fãs. Nem mesmo a política foi poupada dessa agitação cultural: Maria Antonieta, George Washington e Napoleão Bonaparte vivenciaram um mundo político transformado pelas novas exigências da fama. Já não era suficiente desempenhar uma função pública de forma legítima; era crucial ser popular também. Ao mesmo tempo desejada e contestada, a história do surgimento da celebridade ilumina as contradições suscitadas pelo apagamento das fronteiras entre vida pessoal, vida cultural e mercado, percebido na atualidade.
Autor1LILTI, ANTOINE

Especificação

ISBN9788520013687
TítuloA Invenção da celebridade (1750-1850)
EditoraCIVILIZACAO BRASILEIRA
Formato16 X 23 cm
Espessura3,0 cm
Páginas452
IdiomaPortuguês
AssuntoHISTORIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2018

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