310100113001
VIDA SOCIAL DAS COISAS - AS MERCADORIAS SOB UMA PERSPECTIVA CULTURAL
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

A presente publicação em língua portuguesa da coletânea organizada por Arjun Appadurai (1988) vem completar e somar-se ao conjunto de textos acadêmicos produzidos no contexto da antropologia anglo-americana e francesa sobre o tema do Consumo e do consumismo modernos nas três últimas décadas do século XX, mas que começaram a ser publicados entre nós somente nos últimos anos (a partir de 2000). Deve ser ressaltado que uma característica fundamental desses textos (...) foi a retomada de uma Perspectiva propriamente sócio-antropológica sobre o fenômeno do consumo, que desautorizava algumas teses vigentes de caráter transcendente e moral. Esta abordagem surgiu, portanto, como uma ¿terceira via¿ para aqueles que não se adequavam ou não conseguiam mais enxergar este importante fato Social do mundo contemporâneo ¿ o consumo ¿ pela ótica exclusiva das polarizações e dos dualismos. Autores como Bourdieu, Mary Douglas, Marshall Sahlins, Colin Campbell, Daniel Miller e outros demonstraram exatamente o contrário, sem caírem na tentação de destituírem o sentido e a importância das formas de sociabilidade tradicionais criadas a partir da família, da produção e do trabalho. Baseados em pesquisas empíricas, eles mostraram que o consumo está na base da formação do gosto, da distinção, sem o que não se poderia falar de individualismo e de estratégias de reprodução de muitos grupos e identidades sociais no mundo moderno. Assim, além de produzir vínculos sociais, o consumo também gera formas particulares de solidariedade, confiança e sociabilidade fundamentais para a Vida Social. O livro é importante não apenas pelas respostas que cada autor encontrou no seu universo de pesquisa para esta proposição, e que o leitor terá condições de avaliar, mas pela evocação de algo importante em termos metodológicos. A coletânea nos faz lembrar que a pesquisa sociológica não pode de forma alguma ficar refém de objetos pré-construídos. (Laura Graziela Gomes).

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1A presente publicação em língua portuguesa da coletânea organizada por Arjun Appadurai (1988) vem completar e somar-se ao conjunto de textos acadêmicos produzidos no contexto da antropologia anglo-americana e francesa sobre o tema do Consumo e do consumismo modernos nas três últimas décadas do século XX, mas que começaram a ser publicados entre nós somente nos últimos anos (a partir de 2000). Deve ser ressaltado que uma característica fundamental desses textos (...) foi a retomada de uma Perspectiva propriamente sócio-antropológica sobre o fenômeno do consumo, que desautorizava algumas teses vigentes de caráter transcendente e moral. Esta abordagem surgiu, portanto, como uma ¿terceira via¿ para aqueles que não se adequavam ou não conseguiam mais enxergar este importante fato Social do mundo contemporâneo ¿ o consumo ¿ pela ótica exclusiva das polarizações e dos dualismos. Autores como Bourdieu, Mary Douglas, Marshall Sahlins, Colin Campbell, Daniel Miller e outros demonstraram exatamente o contrário, sem caírem na tentação de destituírem o sentido e a importância das formas de sociabilidade tradicionais criadas a partir da família, da produção e do trabalho. Baseados em pesquisas empíricas, eles mostraram que o consumo está na base da formação do gosto, da distinção, sem o que não se poderia falar de individualismo e de estratégias de reprodução de muitos grupos e identidades sociais no mundo moderno. Assim, além de produzir vínculos sociais, o consumo também gera formas particulares de solidariedade, confiança e sociabilidade fundamentais para a Vida Social. O livro é importante não apenas pelas respostas que cada autor encontrou no seu universo de pesquisa para esta proposição, e que o leitor terá condições de avaliar, mas pela evocação de algo importante em termos metodológicos. A coletânea nos faz lembrar que a pesquisa sociológica não pode de forma alguma ficar refém de objetos pré-construídos. (Laura Graziela Gomes).
Autor1APPADURAI, ARJUN

Especificação

EditoraUFF
Formato14 X 21 cm
ISBN9788522804207
TítuloVIDA SOCIAL DAS COISAS - AS MERCADORIAS SOB UMA PERSPECTIVA CULTURAL
Espessura3 cm
Páginas400
IdiomaPortuguês
AssuntoANTROPOLOGIA
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2010

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos