'Teatro da Ruptura: Oswald de Andrade' reúne ensaios do professor e crítico de teatro Sábato Magaldi sobre a dramaturgia de Oswald de Andrade. Obra integrante da coleção Panorama do Teatro Brasileiro.Para a crítica brasileira, 'Vestido de Noiva', de Nelson Rodrigues, é o primeiro marco da literatura dramática moderna no Brasil. Ninguém duvida da justeza desse juízo, quando se pensa que, ao valor da peça, se somou a brilhante montagem de Ziembinski para 'Os Comediantes', estreada em dezembro de 1943. Como espetáculo, realização teatral autêntica, a afirmação é definitiva. "Sob o prisma da dramaturgia, porém, cabe reivindicar a precedência da obra de Oswald de Andrade: O Rei da Vela (escrita em 1933 e publicada em 1937), O 'Homem e o Cavalo' (1934) e A Morta (1937). Muitas das inovações dos textos de Nelson Rodrigues já se encontram nos de Oswald de Andrade". Este é o ponto de partida de 'Teatro da Ruptura: Oswald de Andrade', de Sábato Magaldi.Rompendo com a desconfiança (e, por vezes, declarada má vontade) da crítica em relação à obra teatral de Oswald, Sábato Magaldi, após uma releitura atenta de suas peças, concluiu pela "importância excepcional dessa dramaturgia".Expondo os seus pontos de vista com clareza e um profundo conhecimento do teatro (em sua dupla vida como obra literária e realização teatral), analisa todas as peças do autor paulista (inclusive inéditos), assinalando a evolução libertadora de Oswald a partir das primeiras experiências, redigidas em francês. O criador autêntico e inovador se firma na "análise furiosa" da realidade brasileira e das classes dominantes, expressa em O Rei da Vela; na condenação implacável da civilização burguesa ocidental, formulada em 'O Homem e o Cavalo', até a busca de um novo (e talvez equivocado) caminho, na tentativa lírica de 'A Morta'.
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