310100065619
SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

No final do século XIX, o mito Iluminista de que o conhecimento científico produziria certezas absolutas e sempre demonstráveis começou a cair por terra. Colocou-se então uma questão inédita; se o conhecimento científico pode revelar-se deficiente ou mesmo inadequado, então a que ele vem? Se a ciência não pode mais garantir de antemão a validade de seus resultados, então como justificar o privilégio que ela sempre teve sobre todas as outras formas de obtenção de conhecimento? O século XX apresentou respostas agrupadas em duas linhas de pensamento. A primeira, de matriz darwiniana, afirma que o conhecimento científico, ainda que falível, é privilegiado porque pode evoluir através da produção de hipóteses e da aceitação, mesmo que provisória, daquelas que resistem aos mais rigorosos testes. A segunda, que terá em Wittgenstein sua expressão maior, toma o inegável caráter falível do conhecimento científico como a prova de que este não é mais que a prática organizada de um determinado grupo social. Nessa perspectiva, se algum privilégio lhe pode ser atribuído, é tão somente o de desfrutar de um caráter institucional. Este livro do sociólogo Renan Springer de Freitas discute a pertinência de cada uma dessas respostas, através do exame de seus desdobramentos nas teorias do conhecimento que se desenvolveram durante o século XX, em um debate que parece longe de se encerrar.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN8574602108
TítuloSOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
EditoraEDUSC
IdiomaPortuguês
Formato14 X 21 cm
Espessura3 cm
Páginas310
AssuntoSOCIOLOGIA
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2003

Home

Sinopse1No final do século XIX, o mito Iluminista de que o conhecimento científico produziria certezas absolutas e sempre demonstráveis começou a cair por terra. Colocou-se então uma questão inédita; se o conhecimento científico pode revelar-se deficiente ou mesmo inadequado, então a que ele vem? Se a ciência não pode mais garantir de antemão a validade de seus resultados, então como justificar o privilégio que ela sempre teve sobre todas as outras formas de obtenção de conhecimento? O século XX apresentou respostas agrupadas em duas linhas de pensamento. A primeira, de matriz darwiniana, afirma que o conhecimento científico, ainda que falível, é privilegiado porque pode evoluir através da produção de hipóteses e da aceitação, mesmo que provisória, daquelas que resistem aos mais rigorosos testes. A segunda, que terá em Wittgenstein sua expressão maior, toma o inegável caráter falível do conhecimento científico como a prova de que este não é mais que a prática organizada de um determinado grupo social. Nessa perspectiva, se algum privilégio lhe pode ser atribuído, é tão somente o de desfrutar de um caráter institucional. Este livro do sociólogo Renan Springer de Freitas discute a pertinência de cada uma dessas respostas, através do exame de seus desdobramentos nas teorias do conhecimento que se desenvolveram durante o século XX, em um debate que parece longe de se encerrar.
Autor1FREITAS, RENAN SPRINGER DE

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