Sintoma e fantasia no capitalismo comunicacional
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

A comunicação é uma atividade que atualmente molda a vida, a partir dos regimes de programa- ção e convocação em direção do aumento do capital do eu-empreendedor. Neste trajeto emergem os pontos sintomáticos, a partir da necessidade que os discursos hegemônicos tem de lidar com seus próprios excessos e furos, realinhando suas cadeias de signicação a partir do deslocamento de pontos nodais. Emergem nessa operação os sentidos da cultura global e com ela um consumo revigorado pela tecnoecologia, pela cibercultura, pela gourmetização, pela moda, entre outros. Esse é o centro temático do presente livro.Os primeiros textos situarão o que entendemos por sintoma, a partir da psicanálise eda filosofia política. Os demais textos examinarão casos concretos, ligadosintimamente ao campo da Comunicação, como: sustentabilidade, gastronomia,mundo do trabalho e do consumo, vestuário, cibercultura, tecnologia e cultura nerd. Aideia de sintoma é recuperada desde a psicanálise, de Freud a Lacan, principal- mentecom ?i?ek. Isso nos coloca diante da pergunta central do livro: como o capitalismoglobalizado lida com seus excessos? Como ressignica as críticas lançadas contra ele?Como constrói seus discursos de modo a responder a tais críticas? Para enfrentar taisquestões não é possível tratar dos sintomas desse capitalismo de modo isolado dasfantasias ideológicas, pois a força da resposta sintomal está não apenas nofuncionamento dos discursos, mas também na lógica afetiva investida nas convocaçõescontratadas por tais discursos. Assim, por exemplo, o discurso liberal capitalista tomado campo antagonista ambiental e a faz girar em seu favor, invertendo a crítica emforça própria, de modo a tornar o discurso da sustentabilidade o ponto central paraenfrentar as críticas dos ambientalistas. Este é o ponto sintomático, onde críticaexterna se transforma em alicerce. Com isso, os(as) leitores(as) tem em mãos umasérie de debates cuja ambição é justamente trazer luz para um funcionamento damáquina capitalista que é discursivo e, ao mesmo tempo, afetivo.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1A comunicação é uma atividade que atualmente molda a vida, a partir dos regimes de programa- ção e convocação em direção do aumento do capital do eu-empreendedor. Neste trajeto emergem os pontos sintomáticos, a partir da necessidade que os discursos hegemônicos tem de lidar com seus próprios excessos e furos, realinhando suas cadeias de signicação a partir do deslocamento de pontos nodais. Emergem nessa operação os sentidos da cultura global e com ela um consumo revigorado pela tecnoecologia, pela cibercultura, pela gourmetização, pela moda, entre outros. Esse é o centro temático do presente livro.Os primeiros textos situarão o que entendemos por sintoma, a partir da psicanálise eda filosofia política. Os demais textos examinarão casos concretos, ligadosintimamente ao campo da Comunicação, como: sustentabilidade, gastronomia,mundo do trabalho e do consumo, vestuário, cibercultura, tecnologia e cultura nerd. Aideia de sintoma é recuperada desde a psicanálise, de Freud a Lacan, principal- mentecom ?i?ek. Isso nos coloca diante da pergunta central do livro: como o capitalismoglobalizado lida com seus excessos? Como ressignica as críticas lançadas contra ele?Como constrói seus discursos de modo a responder a tais críticas? Para enfrentar taisquestões não é possível tratar dos sintomas desse capitalismo de modo isolado dasfantasias ideológicas, pois a força da resposta sintomal está não apenas nofuncionamento dos discursos, mas também na lógica afetiva investida nas convocaçõescontratadas por tais discursos. Assim, por exemplo, o discurso liberal capitalista tomado campo antagonista ambiental e a faz girar em seu favor, invertendo a crítica emforça própria, de modo a tornar o discurso da sustentabilidade o ponto central paraenfrentar as críticas dos ambientalistas. Este é o ponto sintomático, onde críticaexterna se transforma em alicerce. Com isso, os(as) leitores(as) tem em mãos umasérie de debates cuja ambição é justamente trazer luz para um funcionamento damáquina capitalista que é discursivo e, ao mesmo tempo, afetivo.
Autor1GUNKEL, DAVID J.

Especificação

ISBN9788568552575
TítuloSintoma e fantasia no capitalismo comunicacional
EditoraESTACAO DAS LETRAS E CORES
Formato16 X 23 cm
Espessura2 cm
Páginas240
IdiomaPortuguês
AssuntoCOMUNICACAO
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2017

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos