Sinopse1 | A presença obrigatória da filosofia no ensino médio é uma reivindicação muito recorrente entre os professores de filosofia. Entre eles, há um pressuposto poucas vezes problematizado - pressupõe-se, habitualmente, que a filosofia fará uma diferença significativa, para melhor, na qualidade do processo educativo. Na maioria dos casos, associa-se essa presença a uma 'formação democrática, crítica ou cidadã'. Essa presunção deve ser levada a sério e pensada cuidadosamente. Pensar as relações entre filosofia e educação requer um questionamento sobre a própria filosofia, seus 'quê?, 'como?', 'por quê?', 'para quê?'. 'Políticas do ensino de filosofia' elabora as categorias de ensinar e aprender filosofia; pedagogia da opressão as relações público-privado, homem-cidadão, liberdade-responsabilidade; trabalho imaterial; estética aplicada; emancipação; paixão pelo conhecer; filosofia popular. |
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Autor1 | KOHAN, WALTER OMAR (ORG.) |
ISBN | 9788574903170 |
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Título | POLÍTICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA |
Editora | DP&A |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 2 cm |
Páginas | 216 |
Idioma | Português |
Assunto | FILOSOFIA |
Tipo de Capa | LIVRO BROCHURA (PAPERBACK) |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2004 |
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