310100150423
Pesquisa sobre analogias no contexto da educação de ciências à luz da teoria do mapeamento estrutural
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

As analogias, provavelmente, estão entre os recursos didáticos mais empregados por professores de ciências diante de temas ou entidades de interesse científico-escolar demasiadamente complexos e abstratos. nos livros didáticos de ciências, biologia, física e química, a situação não é diferente. Tanto os professores em salas de aula quantos os autores de livros didáticos recorrem a numeras fontes para construção de analogias e outros tipos de comparação. os átomos, por exemplo, apresentados a partir de diferentes teorias, são entidades de interesses científicos comparadas com diferentes sistemas ou estruturas: bolas de bilhar, pudins de passas, panetones, brigadeiros, estádios de futebol, sistemas planetários, colmeias de abelhas, etc. embora o uso de analogias apresente vários benefícios para mediação pedagógica, o seu emprego, sem os devidos cuidados, apresenta alguns riscos para a compreensão dos estudantes, principalmente quando a abordagem se configura como prática de ensino espontânea, sem planejamento e com pouca reflexão. O presente livro apresenta uma breve coletânea de trabalhos de investigação sobre o emprego de analogias no ensino de ciências, que foram realizados à luz da teoria do mapeamento estrutural de Dedre Gentner e colaboradores, construída no campo da psicologia cognitiva. todos esses trabalhos, elaborados sob a orientação do organizador deste livro - o prof. dr. Alexandre Ferry, empregaram nas análises um padrão de representação de mapeamento estrutural que se apresenta atualizado no capítulo das considerações finais.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1As analogias, provavelmente, estão entre os recursos didáticos mais empregados por professores de ciências diante de temas ou entidades de interesse científico-escolar demasiadamente complexos e abstratos. nos livros didáticos de ciências, biologia, física e química, a situação não é diferente. Tanto os professores em salas de aula quantos os autores de livros didáticos recorrem a numeras fontes para construção de analogias e outros tipos de comparação. os átomos, por exemplo, apresentados a partir de diferentes teorias, são entidades de interesses científicos comparadas com diferentes sistemas ou estruturas: bolas de bilhar, pudins de passas, panetones, brigadeiros, estádios de futebol, sistemas planetários, colmeias de abelhas, etc. embora o uso de analogias apresente vários benefícios para mediação pedagógica, o seu emprego, sem os devidos cuidados, apresenta alguns riscos para a compreensão dos estudantes, principalmente quando a abordagem se configura como prática de ensino espontânea, sem planejamento e com pouca reflexão. O presente livro apresenta uma breve coletânea de trabalhos de investigação sobre o emprego de analogias no ensino de ciências, que foram realizados à luz da teoria do mapeamento estrutural de Dedre Gentner e colaboradores, construída no campo da psicologia cognitiva. todos esses trabalhos, elaborados sob a orientação do organizador deste livro - o prof. dr. Alexandre Ferry, empregaram nas análises um padrão de representação de mapeamento estrutural que se apresenta atualizado no capítulo das considerações finais.
Autor1FERRY, ALEXANDRE DA SILVA (ORG.)

Especificação

ISBN9788578615611
TítuloPesquisa sobre analogias no contexto da educação de ciências à luz da teoria do mapeamento estrutural
EditoraLIVRARIA DA FISICA
Formato16 X 23 cm
Espessura0,8 cm
Páginas116
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO E PEDAGOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2019

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos