Sinopse1 | O método dialético contradita o modelo da lógica formal, da clássica verdade única, da ordem das Ciências Naturais e do finalismo matemático. Na contemporaneidade, a matriz positivista tem sido muito criticada, em especial por eleger exclusivamente a razão científica como única forma de produzir conhecimento. Essa matriz é uma forte herança do positivismo iluminista moderno, que impôs seu triunfo pela "destruição dos laços sociais, dos sentimentos, dos costumes e das crenças chamadas tradicionais".
Para desenvolver pesquisa em Ciências Sociais, em especial na área da Educação, é absolutamente indispensável que o pesquisador respeite as redes de relações sociais e a cultura na qual ele está inserido para poder expor sua visão de homem, de escola, de educação, de sociedade, de mundo. Ao revelar essas concepções com clareza, o pesquisador permitirá que, a passos largos, seja identificada a abordagem epistemológica que o orienta na escolha do método e dos procedimentos investigativos. Esses procedimentos são aplicáveis às pesquisas educacionais, tal como ocorre no desenvolvimento de investigações que têm como objeto a formação de professores, o que constitui o fundamento das análises que integram esta coletânea. Grande parte dos seus artigos buscam apreender o objeto da formação de profissionais da Educação. Os investigadores, para alcançar esse intento, alicerçam-se em suas teses de doutorado e em seu trabalho docente desenvolvido nos cursos de Graduação e Pós-Graduação no campo da Educação. |
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Autor1 | VARIOS |
ISBN | 9788574296432 |
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Título | PERCURSOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
Editora | UNIJUI |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 1 cm |
Páginas | 192 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2007 |
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