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MITO MODERNISTA, O
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

'O mito modernista' é resultado de tese de doutorado defendida na Unicamp em 2004. O estudo desenvolve-se ao redor dos movimentos de vanguarda do início do século XX, tendo como fundamentação uma crítica aos conceitos estabelecidos em História e Teoria Literária a partir da confrontação das obras de Mário de Andrade e Menotti DellPicchia, considerados pelo autor como 'o ícone sagrado' (o primeiro) e 'a herança maldita' (o segundo). Os títulos criativos e irônicos dos capítulos ressaltam a irreverência do autor, o qual expõe com clareza de argumentação as inquietações geradas pela proposta de pesquisar um tema considerado, muitas vezes, 'esgotado'. Cabe ressaltar que a desconstrução dos mitos modernistas permeia o debate atual, uma vez que os preceitos pós-modernos impõe a reavaliação dos discursos investidos de verdade. A visão distante e crítica dos mitos gerados por um possível modernismo brasileiro é o eixo fundamental que compõe esse trabalho. Os personagens apresentados, segundo o próprio autor, partilham de um mesmo destino - antes de serem fundadores de uma historicidade aparecem como personagens 'os combates ludibriados' envolvidos em questões brasileira do início do século XX. Ainda que o autor aponte as áreas de Literatura e História como as grandes áreas de interesse do trabalho, outras áreas das Ciências Humanas podem ser contempladas, especialmente Artes Plásticas, Artes Cênicas, Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, além de Psicologia, uma vez que o convite do autor no sentido de acompanharmos as trajetórias de Mário e Menotti indica caminhos aos estudos relacionados a essas áreas de conhecimento.

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Sinopse1'O mito modernista' é resultado de tese de doutorado defendida na Unicamp em 2004. O estudo desenvolve-se ao redor dos movimentos de vanguarda do início do século XX, tendo como fundamentação uma crítica aos conceitos estabelecidos em História e Teoria Literária a partir da confrontação das obras de Mário de Andrade e Menotti DellPicchia, considerados pelo autor como 'o ícone sagrado' (o primeiro) e 'a herança maldita' (o segundo). Os títulos criativos e irônicos dos capítulos ressaltam a irreverência do autor, o qual expõe com clareza de argumentação as inquietações geradas pela proposta de pesquisar um tema considerado, muitas vezes, 'esgotado'. Cabe ressaltar que a desconstrução dos mitos modernistas permeia o debate atual, uma vez que os preceitos pós-modernos impõe a reavaliação dos discursos investidos de verdade. A visão distante e crítica dos mitos gerados por um possível modernismo brasileiro é o eixo fundamental que compõe esse trabalho. Os personagens apresentados, segundo o próprio autor, partilham de um mesmo destino - antes de serem fundadores de uma historicidade aparecem como personagens 'os combates ludibriados' envolvidos em questões brasileira do início do século XX. Ainda que o autor aponte as áreas de Literatura e História como as grandes áreas de interesse do trabalho, outras áreas das Ciências Humanas podem ser contempladas, especialmente Artes Plásticas, Artes Cênicas, Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, além de Psicologia, uma vez que o convite do autor no sentido de acompanharmos as trajetórias de Mário e Menotti indica caminhos aos estudos relacionados a essas áreas de conhecimento.
Autor1FARIA, DANIEL

Especificação

ISBN8570781105
TítuloMITO MODERNISTA, O
EditoraEDUFU
Formato14 X 21 cm
Espessura2 cm
Páginas262
IdiomaPortuguês
AssuntoCRITICA LITERARIA
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2006

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