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MÉTODO CRÍTICO DE SILVIO ROMERO, O

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Este livro, tese universitária publicada pela primei-ra vez em edição do autor no ano de 1945, estuda o pensamento crítico de Silvio Romero, protagonista do movimento de idéias que modernizaram o panorama cultural do Brasil a partir do decênio 1860. Silvio Romero procurou superar a crítica retórica e bi-bliográ.ca do nosso Romantismo por meio de uma po-sição que considerava cientí.ca, porque substituía os imponderáveis do gosto pela referência a fatores cau-sais externos, que permitiram ver a obra como produto. Para isso inspirou-se em Taine, com certa liberdade de-vida ao seu senso penetrante dos aspectos peculiares à sociedade brasileira. Como acontece freqüentemente com os críticos naturalistas, foi sempre mais capaz de debate teórico e de 'vistas sintéticas', como dizia, do que de análise crítica e avaliação correta. Como para ele a literatura era produto do meio físico, da raça e das condições histórico-sociais procurou in-terpretar a brasileira como fruto da mestiçagem, que foi o primeiro a destacar e a usar teoricamente como crité-rio explicativo. Com grande acuidade, alargou o concei-to para abranger os aspectos culturais, não apenas os raciais, criando a expressão 'mestiçagem moral', que hoje se chamaria aculturação, contacto de culturas etc. A partir daí concebeu o escritor como personalidade re-presentativa da sociedade. Seja como for, esta orientação acarretava o perigo de reducionismo, racional e social, que prejudicou a sua capacidade, aliás limitada, de abordar esteticamente o texto literário.

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Sinopse1Este livro, tese universitária publicada pela primei-ra vez em edição do autor no ano de 1945, estuda o pensamento crítico de Silvio Romero, protagonista do movimento de idéias que modernizaram o panorama cultural do Brasil a partir do decênio 1860. Silvio Romero procurou superar a crítica retórica e bi-bliográ.ca do nosso Romantismo por meio de uma po-sição que considerava cientí.ca, porque substituía os imponderáveis do gosto pela referência a fatores cau-sais externos, que permitiram ver a obra como produto. Para isso inspirou-se em Taine, com certa liberdade de-vida ao seu senso penetrante dos aspectos peculiares à sociedade brasileira. Como acontece freqüentemente com os críticos naturalistas, foi sempre mais capaz de debate teórico e de 'vistas sintéticas', como dizia, do que de análise crítica e avaliação correta. Como para ele a literatura era produto do meio físico, da raça e das condições histórico-sociais procurou in-terpretar a brasileira como fruto da mestiçagem, que foi o primeiro a destacar e a usar teoricamente como crité-rio explicativo. Com grande acuidade, alargou o concei-to para abranger os aspectos culturais, não apenas os raciais, criando a expressão 'mestiçagem moral', que hoje se chamaria aculturação, contacto de culturas etc. A partir daí concebeu o escritor como personalidade re-presentativa da sociedade. Seja como for, esta orientação acarretava o perigo de reducionismo, racional e social, que prejudicou a sua capacidade, aliás limitada, de abordar esteticamente o texto literário.
Autor1CANDIDO, ANTONIO

Especificação

ISBN9788588777149
TítuloMÉTODO CRÍTICO DE SILVIO ROMERO, O
EditoraOURO SOBRE AZUL
Formato11X16 cm
Espessura2 cm
Páginas256
IdiomaPortuguês
AssuntoCRITICA LITERARIA
Tipo de CapaBrochura
Edição4ª Edição
Ano de Publicação2006

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