INTERFACES DAS AFRICANIDADES EM EDUCAÇÃO NAS MINAS GERAIS
Sinopse1 | Após 10 anos da Lei 10.639 que introduziu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na educação básica, este livro vem refletir e analisar os impactos dessa lei sobre a Africanidade e a Educação. A obra congrega pesquisadores do ANIME (Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia, Imaginário e Educação) e de várias universidades como UFMG, UFOP, UFV, UFU e UFVJM. Os autores dos capítulos são filiados a uma memória africana preservada e engajados em políticas e lutas antirracistas, por isso o livro aborda a realidade africana com uma visão interna, indo de dentro para fora dos fenômenos e revelando a África-sujeito. Ao pesquisar as comunidades afro-brasileiras através da descolonização conceitual, o livro propõe, junto com o Movimento Negro, um enegrecimento educacional de todas as pessoas, negras e não negras. Para os negros, enegrecer significa sentirem-se apoiados, com o reconhecimento social da história e cultura dos africanos e seus descendentes, a fim de construir livremente seu pertencimento étnico-racial e sua cidadania. Já o significado para os não negros é o de se tornarem capazes de compreender distintos modos de pensar, ser e viver. |
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Autor1 | OLIVEIRA, JULVAN MOREIRA DE |
ISBN | 9788576721802 |
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Título | INTERFACES DAS AFRICANIDADES EM EDUCAÇÃO NAS MINAS GERAIS |
Editora | UFJF |
Formato | 16 X 23 cm |
Espessura | 1 cm |
Páginas | 200 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2013 |
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